Clima de Carnaval toma conta da rua do Valão

Folia

Clima de Carnaval toma conta da rua do Valão

Bloco "Juntas no Rolê" é uma manifestação cultural que busca resgatar a cultura carnavalesca e ocupar as ruas

Por

Clima de Carnaval toma conta da rua do Valão
Atração carnavalesca começou pela tarde e se estende até a noite na rua do Valão
Lajeado

Com o propósito de resgatar a cultura carnavalesca de Lajeado e também de ocupar espaços públicos ociosos como um ato político, o bloco “Juntas no Rolê” invadiu e levou toda a alegria da data para a avenida Décio Martins Costa – a rua do Valão – neste sábado, 22.

A programação, que começou à tarde, reúne centenas de foliões e se estenderá até a noite. Gratuito e sem fins lucrativos, o bloco atraiu pessoas de diversas faixas etárias, principalmente jovens, levantando bandeiras como o feminismo, sustentabilidade, respeito aos gêneros e inclusão social.

“Queremos retomar a tradição do carnaval de rua, fazendo uma festa para todos, sem fins lucrativos, segura, livre de assédios e também uma atividade sustentável, já que não estamos utilizando copos plásticos”, explica  uma das organizadoras do bloco, Julia Amaral.

No Juntas no Rolê, ocorreram apresentações da banda Juntinhas, formada só por mulheres da região, de um DJ e da Escola Renascer do Samba, de Estrela. O evento também disponibiliza food trucks no local e comercialização de chope e bebidas não alcoólicas.

 

Stephanie, Marina, Julia, Maria e Thaisa: organizadoras do bloco “Juntas no Rolê”

“Respeito às diferenças”

Professor de história e militante da causa afro, Gilson Anjos prestigiou o bloco carnavalesco e elogiou a iniciativa do grupo Juntas. Ele lembra que o carnaval, embora sofra discriminação de uma parcela da sociedade, é uma festa com origens religiosas.

Anjos também salienta a importância do Carnaval como uma festa popular, onde as pessoas podem interagir com diferentes culturas. “Estamos aqui pelo respeito às diferenças e também para festejar a alegria”, afirma.

Próximo ao palco do bloco, há uma barraquinha onde os foliões podem colorir os rostos. A responsável pela maquiagem é Rafaela Müller, que atua em Lajeado. Ela foi convidada pelo coletivo e não pensou duas vezes. “É a melhor coisa do mundo uma festa assim, onde as pessoas podem ser quem elas quiserem. Vale a pena sempre investir em uma atividade de rua como essa”, comenta.

 

Rafaela foi convidada pelo coletivo para fazer maquiagem nos participantes do bloco

Juntas e Rola Rolê

O bloco Juntas no Rolê é uma iniciativa que surgiu após a união de dois coletivos, o “Juntas” e o “Rola Rolê”. O primeiro foi criado em outubro do ano passado, a partir das amigas Júlia Amaral, Thaisa Ayessa, Maria Wulff, Stephanie Goulart, Makelly Rosa e Marina Helena Müller. O primeiro evento organizado pelo coletivo foi o “A.Woman Ocupa”, em janeiro, na orla do rio Taquari.

Por sua vez, o Rola Rolê começou em 2018, com o objetivo de divulgar sugestões artísticas, culturais e exploratórias de baixo custo. Marina integra o grupo com Felipe Johann, Josué Delazeri e Cândido Mantovani. O grupo já promoveu atividades como o “Ocupa Valão”, em setembro de 2019.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais