Falta de segurança causa interdição parcial de Usina de Tratamento de Lixo

sem reciclagem

Falta de segurança causa interdição parcial de Usina de Tratamento de Lixo

Prensa foi interditada e trabalhadores, liberados. Governo afirma que unidade receberá melhorias após carnaval

Por

Falta de segurança causa interdição parcial de Usina de Tratamento de Lixo
Trabalhadores da usina foram dispensados na semana passada após interdição de equipamentos
Estrela

A Usina de Tratamento de Lixo de Estrela tem parte do seu funcionamento paralisado. Desde a última quarta-feira, 19, a triagem foi paralisada e os trabalhadores, dispensados.
O setor de Segurança do Trabalho do município interditou as prensas, pois ofereciam risco aos funcionários. Sem estes equipamentos, não há como fazer a triagem. Ainda assim, a UTL segue recebendo despejo de caminhões de lixo.
Na manhã dessa sexta-feira, 21, a reportagem esteve na usina. Havia apenas duas pessoas trabalhando. A vigia do local informou que não havia interdição, mas uma folga estendida em função do carnaval. Segundo a servidora, a unidade permanecia funcionando.
De acordo com informações apuradas pela reportagem, servidores que atuam no local haviam sofrido choques elétricos na semana passada.

Histórico de problemas
“Toda a estrutura é precária. Já faz algum tempo que estamos solicitando melhorias e reforma. Tem prensas que oferecem risco e a parte elétrica tem problemas. Precisa de uma reforma bastante urgente”, afirma o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Celson Rambo.
A Cipa realizaria uma visita ao local, mas a atividade foi adiada em função da paralisação. Rambo afirma que a preocupação da comissão é com a integridade física dos trabalhadores.
“Como Cipa, nossa missão na prefeitura é zelar pelas condições de trabalho”, diz.

“Não há motivo para alarde”
Respondendo interinamente pela pasta do Meio Ambiente e Saneamento Básico, o secretário Paulo Fink afirma que a triagem deve voltar a funcionar após o feriado de carnaval. “Houve a paralisação do trabalho de triagem, para fazermos adequações para melhorar o andamento do processo, recuperação de maquinários e limpeza”, afirma.
Ainda de acordo com Fink, há uma licitação em andamento para terceirizar a usina. O secretário reitera que os demais setores da UTL estão em funcionamento.
“Apenas a triagem está paralisada, não há motivo algum para alarde, está tudo muito bem encaminhado”, conclui Fink.

Acompanhe
nossas
redes sociais