Pilotos colorem o céu do Vale do Taquari

Voo Livre

Pilotos colorem o céu do Vale do Taquari

Campeonato Sul Brasileiro de Parapente movimenta Encantado e Roca Sales neste feriadão de Carnaval

Por

Pilotos colorem o céu do Vale do Taquari
O Vale do Taquari é uma região é referência no Sul do Brasil, em virtude da geografia. Créditos: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“É algo indescritível. Só quem voa consegue ter essa sensação. É uma loucura você está no ar admirando as belezas do Vale”. Esse é o relato de Anderson Bruch, 40, um dos pilotos que participam do Campeonato Sul Brasileiro de Parapente que será disputado neste fim de semana em Encantado e Roca Sales.

Apaixonado por esportes radicais, Bruch conta que conheceu o esporte através de um colega de trabalho da esposa e depois do primeiro voo, nunca mais parou. “Quando pousei já pedi como fazia para voar de novo.” Após a experiência, passou por várias horas de aulas de teoria e prática até realizar o primeiro voo solo. “Pretendo parar só se as pernas não me permitirem praticar o esporte.”

Este será o primeiro campeonato Sul Brasileiro de Bruch. O piloto pretende adquirir experiência para disputar o Campeonato Brasileiro no próximo ano. “Quero levar o nome do Vale do Taquari para todo Brasil.”

O campeonato

Mais de 100 pilotos do Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Paraná são esperados para o Sul Brasileiro. Além da competição regional, os voos valerão pontos para o Campeonato Gaúcho e Paranaense de Parapente. A programação a cargo da Associação Vale do Taquari de Voo Livre (AVTVL) conta com o apoio dos governos de Encantado e Roca Sales.

O evento inicia neste sábado, com recepção e credenciamentos dos pilotos. A partir das 9h, o céu ficará colorido com os pilotos mostrando toda técnica em competição aérea. A escolha do local de decolagem depende das condições meteorológicas. Em caso de vento sul e leste, o salto será no Morro do Lajeadinho. Se tiver vento norte, será no Morro do Bicudo.

Além de participar do campeonato, Bruch é um dos organizadores da etapa. Ele relata que as expectativas são as melhores possíveis para a realização do evento. Relata que a ideia é futuramente receber uma etapa do Campeonato Brasileiro. “Estamos conversando com o poder publico para viabilizar essa etapa. A nossa expectativa é de que nos próximos anos receber uma prova do nacional.”

Região privilegiada

Bruch conta que o Vale do Taquari é uma região é referência no Sul do Brasil, em virtude da geografia e nas restrições do espaço aéreo. Isso reflete nos números apresentados no site da Federação Brasileira de Voo Livre. Dos 28 voos mais longos registrados na temporada no Rio Grande do Sul, 23 saíram do Vale do Taquari. Inclusive o voo mais longo foi registrado aqui. Um piloto saiu de Roca Sales e pousou em Araranguá, no litoral norte – cerca de 220km. “Se olharmos temporadas anteriores, vamos encontrar voos em distancias maiores.”

Voos duplos

Durante todo o evento as pessoas interessadas em voar devem procurar os instrutores no local. Normalmente eles fazem os voos no final da tarde, a um valor de R$ 250.

Acompanhe
nossas
redes sociais