Refúgio no litoral

ARQUIDEIAS

Refúgio no litoral

Ambientes neutros e arejados para um espaço de conforto próximo ao mar

Por

Refúgio no litoral
Vale do Taquari

Um projeto pensado como um recanto litorâneo aberto ao ambiente externo, a casa de praia no litoral gaúcho foi desenvolvida com amplo espaço interno e nenhum obstáculo visual para o exterior, o que possibilitou a criação de um ambiente funcional e aconchegante para todas as estações.

Foram escolhidas cores neutras, como cinza, branco e preto, com o objetivo de destacar a leveza da decoração e dos quadros, de forma que toda a cor do ambiente venha destes elementos.

O mobiliário transmite leveza, em contraponto à solidez dos materiais adotados para os revestimentos. Para as cores dos tecidos das cadeiras e sofás também foram escolhidos tons neutros, de forma que, mais uma vez, o destaque ficasse a cargo dos detalhes, neste caso, das almofadas coloridas. A madeira e os diferentes materiais dos móveis soltos também suavizam o espaço.

A textura de aço corten na churrasqueira e de concreto no piso contribuem para a criação de um espaço moderno. Por sua vez, a pedra que reveste a parte externa da lareira e o porcelanato amadeirado da fachada servem para neutralizar a “frieza” do cinza e concreto, criando um equilíbrio. O uso de pedra na lareira também trouxe sofisticação para o espaço, assim como o granito preto utilizado na escada.

Para a cozinha, as cores trouxeram de forma elegante a temática do oceano para dentro da casa, assim como todos os quadros escolhidos para dar vida ao ambiente. No projeto de iluminação, pendentes foram colocados na área de jantar e de estar para que nesses pontos os lustres amadeirados tivessem o destaque merecido.

O painel geométrico iluminado com led, que configura o pano de fundo para a sala de estar, permite a criação de uma atmosfera diferente durante a noite. Todas as persianas são automatizadas e o espaço também pensado para absorver a luz natural e refrescar através da ventilação cruzada.

Os brises não simétricos na fachada minimizam a entrada de luz nos momentos mais críticos do dia, o que resulta em sombras interessantes no interior e movimento às fachadas. As paredes externas da casa são duplas para melhor isolamento térmico e a lareira de alto desempenho foi pensada para aquecer a casa nos dias mais frios.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais