Susepe no BB

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Susepe no BB

Por

Vale do Taquari

Nesta semana presenciei uma cena atípica nas dependências da unidade do Banco do Brasil (BB), em Lajeado. Duas agentes penitenciárias levaram uma presidiária para atendimento bancário no início da tarde de terça-feira. Armadas, elas tiveram dificuldades para acessar o segundo andar da instituição – em função da porta giratória – e houve um princípio de discussão.

O debate entre funcionários do banco e da Susepe perdurou alguns minutos e gerou certa apreensão entre clientes que ali estavam. Após, as duas agentes penitenciárias tiveram o acesso liberado pela equipe de segurança da agência, e a apenada conseguiu o atendimento bancário. Por fim, o que era para ser breve e discreto acabou chamando demais a atenção.

Dá para melhorar. Agentes penitenciários também são servidores da segurança pública e não podem andar desarmados em serviço. O problema parece ser a falta de comunicação. De acordo com o Manual do Vigilante – homologado pela Polícia Federal –, só há regras para a entrada de “policial civil ou militar” armados na agência. E nada sobre a Susepe.

O manual cita: “quando o travamento ocorrer e a pessoa tratar-se de policial civil ou militar, solicitar a identidade funcional, observando bem a fotografia e a data de validade.” O texto alerta ainda para a existência de “carteiras portafuncional” no mercado, que não são documentos e podem ser adquiridas por pessoas alheias à função.

Por fim, o manual dos vigilantes deixa outro alerta: “vários estabelecimentos bancários já sofreram assaltos em que o meliante trajava uniforme completo da Policia Militar ou coletes de uso costumeiro pela Policia Civil”. Ou seja, todo o cuidado é pouco. E se a comunicação não estiver alinhada entre todas as partes, o cuidado tende a ser sempre redobrado!


Dupla de zaga!

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), é conhecido nas canchas desportivas pela alcunha de “Patrola”. Ele joga como zagueiro, e isso por si só explica o apelido. Nessa quarta-feira, o gestor fez parte de um grupo que recepcionou outro zagueiro com estilo de jogo mais “viril”. Trata-se do jogador do Sport Club Internacional, o argentino Victor Cuesta.

Brincadeiras à parte, Cuesta veio a Lajeado para empreender. Tal como outros atletas de maior renome, como Pedro Geromel, do Grêmio, e o lateral Rafinha, do Flamengo, o zagueiro do Colorado busca bons ares para investir parte do alto salário no setor imobiliário. Mais precisamente, ele quer investir em um empreendimento localizado no bairro São Cristóvão.


Presidência da Amvat

Os prefeitos se encontram nesta sexta-feira, às 15h30min, na Câmara de Vereadores de Roca Sales. Entre os assuntos da Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o convênio para traumatologia e ortopedia no Hospital de Canoas. A reunião será coordenada pelo presidente da entidade, o prefeito de Nova Bréscia, Marcos Martini (PDT), que deve deixar a presidência até dia 4 de junho para concorrer à reeleição em sua cidade.

Celso Kaplan (PP), o popular “Lelo”, deve assumir a presidência após a saída de Martini. O prefeito de Imigrante é hoje o vice-presidente da Amvat e não concorrerá à reeleição em seu município. Lelo já está em seu segundo mandato como chefe do Poder Executivo e, dentro de algumas alas do Partido Progressista, muitos acreditam na possibilidade dele conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa em breve.


Mobilidade em debate!

A primeira audiência pública sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana levou quase 100 pessoas ao plenário da Câmara de Lajeado. O evento reuniu ontem empresários, políticos, ciclistas e motoristas. Os presentes discutiram as melhores estratégias para garantir a integração entre as formas de deslocamento. É a inteligência territorial em debate, com objetivo de garantir a qualidade de vida da população. Entre as novidades, o link TransMob Lajeado, para realizar pesquisas. A próxima audiência deve ocorrer em junho.


Propaganda inadequada!

Matéria divulgada no site da Câmara de Vereadores de Encantado anuncia repasse de duas emendas parlamentares para o hospital local. Na imagem, o vice-prefeito de Encantado, Enoir Cardoso, o Presidente do Legislativo, Diego Pretto, e os vereadores Marino Deves e Valdecir Cardoso, todos do PP. Como não é atribuição de vereador buscar emendas, vejo essa publicação como uma propaganda inadequada. O título da matéria é: “Vereadores PROGRESSISTAS oficializam recursos ao HBST através de emendas Parlamentares”.


Mulheres do PT

Em Taquari, a presidente do Partido dos Trabalhadores é uma mulher, e é uma das pré-candidatas a vice-prefeita. Ana Paula Arnt, atual Coordenadora da Secretaria da Educação do município, é um dos nomes fortes da sigla na região. Aliás, Taquari é hoje o único reduto petista entre todas as prefeituras do Vale do Taquari. Entretanto, o prefeito Emanoel Hassen de Jesus, o Maneco, está no segundo mandato e indicou André Brito, do PDT, como sucessor.


Provocações e reações!

Em Estrela, o vereador Norberto Fell (Cidadania) foi às redes sociais para provocar os colegas. Segundo ele, com a união entre MDB e PP, o projeto de redução salarial dos vereadores deve ser aprovado. “É o gatilho para obter a assinatura que falta”.

Acompanhe
nossas
redes sociais