Beleza por trás da Canhada Funda

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Beleza por trás da Canhada Funda

Por

Brasil

Localidade com poucos moradores, mas com muitos atrativos naturais. Assim descrevo a pequena Canhada Funda, vilarejo que fica a cerca de sete quilômetros do centro de Pouso Novo.

Em fevereiro, eu e um grupo de amigos fomos desbravar as várias cascatas escondidas na pequena comunidade. Pena que é época de arroios quase vazios e pouca vazão da água. Mesmo assim, já foi possível curtir a vibe do local.

Paramos nosso carro perto de uma ponte e lá iniciamos nossa aventura pelas águas. Em qualquer lado do córrego que for, será possível encontrar alguma queda de água.

Subindo às águas, o aventureiro chega até uma cachoeira com cerca de 10 metros onde havia um moinho. Para outro lado, o rolê te leva até o topo de uma queda de água. Moradores mais antigos sabem caminhos para descer até o poço. Para nós, faltou informação e um pouco de coragem.

Pelo caminho há vários poços com águas cristalinas e paisagens deslumbrantes. É um bom local para respirar ar puro e fazer uma trilha diferente.

Quem for para Canhada Funda, pode aproveitar para conhecer outros pontos turísticos como a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a conhecida cascata de Arroio do Leite (propriedade particular). Desses atrativos, falo mais outra hora.

A Canhada Funda fica em Pouso Novo, na Microrregião de Forqueta. Para chegar até a localidade, é preciso descer um morro bem íngreme. O “Celta veio” apanhou, mas chegamos no destino.

Tem trilha? As duas cascatas que visitamos em Canhada Funda ficam a menos de um quilômetro uma da outra. A trilha deve ser feita percorrendo o arroio, claro, sempre com responsa.
Tem infraestrutura? Nada, os estabelecimentos mais próximos ficam na área central. Caso leve algo junto, lembre-se sempre de não deixar lixo no local.
Tem custo? Nenhum, o rolê é totalmente gratuito, só gasta a gasolina e energia física para chegar até lá. Bora aproveitar!

Acompanhe
nossas
redes sociais