Vuaden assina com o PP de Estrela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Vuaden assina com o PP de Estrela

Por

Atualizado segunda-feira,
09 de Março de 2020 às 16:31

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O árbitro rocasalense Leandro Vuaden assinou filiação com o Partido Progressista (PP) de Estrela. O ato ocorreu nesse domingo. Cogitado em anos anteriores para concorrer a prefeito pelo PR, o profissional que deixou o quadro da FIFA em 2017 deve buscar uma vaga ao Legislativo estrelense em outubro. Entre os responsáveis pela chegada do novo membro do PP na cidade, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Finck, que é pré-candidato a vice-prefeito na chapa do MDB.


Novidade no Porto de Estrela

O prefeito Carlos Rafael Mallmann informa: na tarde dessa sexta-feira, durante a reunião do Conselho de Patrimônio da Secretaria Estadual de Planejamento, ficou definido que o Estado autorizou a cessão de uso da área do porto para o município de Estrela. É a tão sonhada municipalização do complexo portuário às margens do Rio Taquari. Porém, a decisão final ainda será avalizada em Brasília. “O processo já está pronto, faltava apenas a cessão da área para o município”, garante o chefe do Executivo estrelense.


Inteligência territorial!

Foi interessante a primeira audiência pública sobre mobilidade urbana em Lajeado. Havia inicialmente um receio em relação à participação ou não da sociedade lajeadense neste encontro. Quando faltavam poucos minutos para iniciar o debate, no fim da tarde dessa quinta-feira, o público ainda era ínfimo nas dependências da Câmara de Vereadores. Porém, aos poucos o plenário foi enchendo e a sociedade, de fato, se mostrou representada.

Vi empresários de setores distintos da nossa economia sentados lado a lado, dividindo espaços com políticos, correligionários de diferentes partidos, ciclistas, curiosos e contribuintes de diversos bairros. Todos atentos aos mais intensos problemas de mobilidade na cidade. Foi um início promissor para um debate que é urgente. A nossa qualidade de vida está em jogo, e será preciso muita sintonia para evitar danos maiores no futuro.

Tratar de mobilidade urbana é debater o coletivo. E é essa a grande complexidade desse plano. Afinal, de nada adianta criar fundos e mundos se lá no fim do processo as pessoas insistirem com os mesmos hábitos. Mobilidade urbana é, também, um debate cultural. Será preciso quebrar paradigmas e mudar conceitos. E isso, como bem dito por um dos participantes, é muito difícil em Lajeado.

Uma das frases que marcaram o encontro foi: “o trânsito muda a cada troca de prefeito”. E é verdade. O exemplo utilizado foi a principal via da cidade, a Rua Júlio de Castilhos. De tempos em tempos, governantes trocavam o sentido da via. O mesmo ocorreu com a Av. Benjamin Constant, em alguns trechos. São mudanças bruscas que foram realizadas com pouco ou nenhum estudo qualificado, assim como tantas rótulas e quebra-molas. E isso precisa acabar.

O encontro também revelou angústias mais singelas – mas não menos relevantes. Realocação de faixas de seguranças, calçadas, mais horários e conforto nos ônibus coletivos municipais, e mudanças pontuais em alguns pontos e vias mais distantes do centro da cidade foram demandas levantadas pelo público presente. São problemas crônicos que carecem de um estudo aprofundado para uma solução plausível. Chega de tapar o sol com a peneira.

Houve também um breve debate sobre ciclovias. Ah, as ciclovias. Tão bem difundidas em países mais desenvolvidos e tão esquecidas no nosso Brasil. Na tarde que antecedeu o encontro, fui buscar a bicicleta do meu filho em uma oficina tradicional da cidade. O equipamento ficou muito tempo exposto na praia e a maresia cumpriu seu papel. Chegando lá, fui interpelado pelos proprietários. “Você vai acompanhar a audiência, certo?”

Eles estão preocupados com a falta de incentivos ao modal que nada polui o ambiente natural. Segundo eles, no início da década, logo após a criação de alguns quilômetros de ciclovias em Lajeado, o comércio de bicicletas registrou um aumento superior a 10% nas vendas. “Mesmo com ciclo-faixas mal planejadas”, provocam. Ou seja, parte da população está disposta a mudar hábitos. Resta garantir segurança e condições adequadas para novos modais.


Mobilidade Urbana

Dois contribuintes que se manifestaram durante a audiência criticaram a necessidade de aprovação do Plano pelo Legislativo de Lajeado. “Percebemos no município a ocorrência de negociatas”, disse um deles. “São temas para Técnicos, e não para a Câmara de Vereadores.”

Mobilidade Urbana II
Outro debate retomado a partir da audiência foi sobre a necessidade de retornos nas principais avenidas da cidade, como forma de suavizar a travessia de veículos. Os presentes também debateram sobre formas de cruzar ou mesmo erguer as rodovias BR-386 e ERS-130.

Mobilidade Urbana III
A empresa ImTraff realiza nova audiência em junho e dois workshops. Também coloca no ar o link MobLajeado, para realizar pesquisas (haverá QRCode nos ônibus). E vale lembrar Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado e Taquari também precisam planejar a mobilidade.


Candidatos e partidos

Aos poucos estão surgindo os nomes dos futuros candidatos a vereador. Pelo MDB, a Assessora de Comunicação da Câmara de Lajeado, Carolina Gasparotto, está confirmada. Ainda em Lajeado, o PSDB quer lançar Guilherme Bolsi, filho do ex-vereador, Léo Bolsi. E os tucanos confirmaram nessa sexta-feira a filiação do vereador Ildo Salvi, ex-REDE, e ex-PT.

A filiação de Salvi dobra a representatividade tucana na Câmara. O ato contou com a presença de outros pré-candidatos do PSDB. Entre eles, Alex Braga e Oilquer dos Santos, e também Celi Ulrich, da Associação de Moradores do Bairro Conventos. Márcio Dal Cin não estava presente no evento, mas deve ser confirmado como mais um candidato tucano em outubro.

 


 

Pro_Move em Curitiba

O Governo de Lajeado vai apresentar o case do Pro_Move durante terceira edição do Smart City Expo Curitiba, um dos principais eventos sobre inovação no setor público em toda a América Latina. Pouco a pouco, esse importante movimento vai ganhando espaço!


Aniversário!

O prefeito de Encantado comemorou 80 anos de idade nessa sexta-feira. Adroaldo Conzatti ainda demonstra bastante vitalidade e deve ser candidato à reeleição em outubro – ainda resta saber se ele concorre pelo PSDB ou se migrará para o MDB.

Acompanhe
nossas
redes sociais