Fruki é o refrigerante preferido na pesquisa Marcas de Quem Decide

Conteúdo Patrocinado

Fruki é o refrigerante preferido na pesquisa Marcas de Quem Decide

Marca foi a preferida de 41,4% dos entrevistados, índice 10% acima da segunda colocada. Água da Pedra lidera na categoria água mineral pelo quinto ano consecutivo

Apresentado por

A pesquisa Marcas de Quem Decide de 2020 trouxe grandes notícias para a Bebidas Fruki. Pela primeira vez em 22 anos do levantamento, a marca Fruki ficou em primeiro lugar na preferência dos entrevistados na categoria refrigerantes, ultrapassando a Coca-Cola. Na categoria água mineral, a Água da Pedra ficou em primeiro lugar em lembrança e preferência pelo quinto ano consecutivo.

Os prêmios foram entregues em cerimônia realizada ontem, na sede da Fiergs em Porto Alegre. O presidente do conselho consultivo da Fruki, Nelson Eggers, e a diretora-presidente da empresa, Aline Eggers Bagatini, afirmam que o resultado é fruto de uma gestão voltada para a qualidade em todos os aspectos.

Conforme Nelson Eggers, a Fruki começou a aparecer no Marcas de Quem Decide com poucas menções, enquanto as grandes marcas internacionais lideravam o levantamento. “Ficávamos contentes somente por sermos mencionados.”

Segundo ele, com muito esforço de vendas e busca por clientes, a empresa foi crescendo e conquistando o mercado. Lembra que a pesquisa é ampla e inclui 70 categorias diferentes de produtos e serviços, com a participação de 324 empresários e líderes gaúchos.

“Inclui categorias muito específicas que pouca gente tem conhecimento, mas quando falamos em refrigerantes, todos conhecem e sabem opinar”, destaca. Lembra que, nos anos anteriores, a Coca-Cola sempre estava na liderança, tanto na lembrança quanto na preferência do consumidor, seguida de Pepsi, Guaraná Antarctica, Fanta e Sprite.

“Fomos ultrapassando uma após a outra. Hoje, a Coca-Cola continua em primeiro na lembrança, mas conseguimos ultrapassar essa gigante mundial na preferência dos entrevistados”, comemora. No total, a Fruki foi apontada como a marca preferida por 41,4% dos entrevistados, índice 10% acima do alcançado pela Coca-Cola. Para Aline, o resultado da pesquisa demonstra o orgulho que os líderes do estado tem em relação às marcas gaúchas e o reconhecimento à história da Fruki.

“Olham para a nossa empresa e reconhecem a batalha que temos todos os dias, nesses 95 anos de história, sempre crescendo e sem medo de concorrer com as grandes marcas mundiais”, assinala. Ressalta que a empresa construiu uma imagem forte por ser séria e correta em todos as suas relações.

“São 95 anos de história, sempre crescendo e sem medo de concorrer com as grandes marcas mundiais”

Conquista esperada

Aline afirma que o primeiro lugar da Fruki em preferência na Marcas de Quem Decide era aguardada na empresa devido aos resultados dos anos anteriores. Ano após ano, a Fruki foi crescendo enquanto a até então primeira colocada, Coca-Cola, vinha em queda.

“No ano passado brincamos que, se continuasse a tendência, iríamos ultrapassar, só não imaginávamos que seria tão cedo. A grande surpresa foi os 10% de diferença”, aponta. Lembra que a multinacional figura há décadas entre as marcas mais valiosas do mundo, mesmo com o avanço das empresas de tecnologia.

Conforme Nelson Eggers, o resultado da pesquisa não altera o planejamento da Fruki. “Nós não vamos botar sapato de ‘salto alto’, continuaremos com a nossa sandália. É um impulso para continuar fazendo o trabalho que sempre fizemos.”

Segundo ele, a Fruki trabalha todos os dias para ter não apenas um produto bem feito, mas também na entrega, na venda, no relacionamento interno, externo, no contato com fornecedores, bancos e governos.

Novos mercados

O crescimento da Fruki também abriu a possibilidade de expansão para novos mercados. Conforme Aline, um exemplo desse trabalho é a recente inserção da marca em Santa Catarina. “Está sendo um belo desafio, porque a nossa marca é muito conhecida pela comunidade gaúcha, mas para as demais pessoas é praticamente como uma nova marca.”

A estratégia de marketing inclui um forte trabalho junto à comunidade. Cita como exemplo o trabalho realizado em Blumenau, após a inauguração do Centro de Distribuição na cidade. “Chegamos em Blumenau no dia 25 de setembro, fomos o refrigerante e a água mineral da Oktoberfest e assumimos o evento Magia do Natal. Entramos de verdade na comunidade daquela região.”

De acordo com Nelson Eggers, a Fruki trabalha a expansão de mercados com cautela e antecipação. Segundo ele, as marcas da empresa estão registradas faz anos em vários países da América do Sul. “Não é uma coisa que se decide da noite para o dia, é preciso preparar antes. Pensamos longe.”

Líder por 5 anos

No segmento água mineral, a Água da Pedra ficou em primeiro lugar nas duas categorias. É o quinto ano seguido que a marca produzida pela Fruki conquista o resultado, com mais de 50% na preferência e 41% na lembrança dos entrevistados.

Na pesquisa sobre as Marcas Gaúchas, que incluem todas as marcas do RS, independente do segmento, a Fruki ficou em 6º lugar na lembrança e 7º na preferência. A pesquisa é realizada pelo Jornal do Comércio em parceria com a Qualidata. Ao todo, 324 líderes e empresários do RS participaram do levantamento.