Subsídios em Estrela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Subsídios em Estrela

Por

Atualizado quarta-feira,
11 de Março de 2020 às 11:31

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O debate sobre a redução de 30% nos subsídios dos vereadores voltou ao plenário na segunda-feira. O projeto de lei ainda não foi protocolado. Já a proposição da matéria foi assinada por Norberto Fell (Cidadania), Volnei Zancanaro (PL), Márcio Mallmann (PP), João Braun (PP), Marco Wermann (PV), Débora Martins (Republicanos) e Darlã Bellini (PSB). O clima esquentou.

Subsídios em Estrela II

A ideia é fixar o valor em R$ 4,9 mil para os vereadores e R$ 5,9 mil para o presidente do Legislativo. Na segunda-feira, Wermann, Débora e Zancanaro cobraram agilidade na apresentação do projeto por parte da Mesa Diretora. “O projeto de lei precisa estar em apreciação até o fim do mês. É um desejo da maioria da população”, provocou a vereadora.

Subsídios em Estrela III

Wermann também provocou os colegas que não assinaram o requerimento. E cobrou pressa na apresentação do projeto de lei. “Se colocar (o projeto) na mesa, vamos saber o posicionamento de outros dois colegas que se dizem contrários. A sociedade vai saber quais são as posições. E ninguém poderá dizer que não conhece o projeto.”

Subsídios em Estrela IV

Vice-presidente da Mesa Diretora, Ernani de Castro (MDB) reforçou sua posição contrária à redução salarial. E criticou fortemente os colegas. “A vida toda votou aumento de salário e de vereadores. E agora que não concorre mais, pede redução”, afirmou, se referindo a Marco Wermann.

Subsídios em Estrela V

Ernani de Castro também falou sobre a relação entre Marco Wermann (PV) e Débora Martins (Republicanos). Segundo ele, o representante do PV não concorrerá à reeleição para “salvar o mandato da namorada”. O emedebista também cobrou coerência por parte do casal. “A Débora também tem um cargo público. Tinha que mostrar na tribuna quanto custa esse casal.”

Subsídios em Estrela VI

Ainda durante o pronunciamento em plenário, Ernani de Castro defende que os vereadores deveriam receber “por produtividade”. “Têm várias formas de gerar economia. E eu quero ver esses vereadores que assinaram devolvendo o dinheiro que receberam durante este mandato. Colocaram até o 13º no bolso e agora vem querer baixar salário para a próxima legislatura.”

Subsídios em Estrela VII

Após ser citada, Débora Martins respondeu sobre as insinuações a respeito do relacionamento com Marco Wermann. “Ninguém precisa salvar meu mandato. Eu fui a nona mais votada. Não dependi de conchavo, como muitos dos meus colegas fizeram durante anos. Aliás, esse foi um dos motivos da minha saída do MDB.”

Subsídios em Estrela VIII

Wermann também se posicionou após a manifestação de Castro. “Isso é muito grave. Nunca vi acontecer nesta casa e isso não vai ficar assim. Vocês estão com medo porque houve uma debandada no seu partido. Ninguém mais quer fazer voto pra ti. Vocês estão nervosos. A água tá batendo no pescoço. Mas agressão pessoal não vai adiantar. Não tenho medo.” Ao ser interpelado por Castro, finalizou. “Agora fique quieto.”


A saga da família Pretto

Mais um membro da família Pretto assume a principal cadeira da prefeitura de Encantado. Hoje o prefeito Adroaldo Conzatti (PSDB) vai repassar o cargo de Chefe do Executivo ao Presidente da Câmara de Vereadores, Diego Pretto. O dentista e vereador segue a sina do bisavô, Augusto Pretto, do avô, Severino Augusto Pretto, e do pai, Irno Augusto Pretto, que também já ocuparam o cargo em décadas passadas.

Além deles, outros parentes do – hoje – prefeito também tiveram o privilégio de ocupar a cadeira. Foram eles: Antônio Pretto, Miguel Luiz Pretto, João Carlos Pretto, e ainda o cunhado dele, Gilson Conzatti. Diego ficará 48h no cargo. “Vamos orientar algumas ideias sobre conserto de ruas, projeto de ligações entre os bairros e a informatização da prefeitura. Haverá tempo mais avaliar ou iniciar projetos do que necessariamente finalizar.”


O “Vale das Colônias”

As administrações de Teutônia, Estrela, Colinas, Imigrante, Westfália, Poço das Antas e Paverama vêm se reunindo desde setembro do ano passado com o objetivo de unificar o turismo nessas sete cidades vizinhas. E a primeira grande ação deste “G-7” será apresentada na próxima quarta-feira, dia 18, com o lançamento do roteiro turístico “Vale das Colônias”. O evento será realizado na Cassa Tassinary, em Colinas.

Já nesta quinta-feira, dia 12, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e o Sebrae organizam uma famtour no Vale do Taquari. O roteiro levará agentes de viagem para conhecer pontos turísticos diversos em Estrela, Colinas, Imigrante (FOTO), Westfália e Teutônia. A programação turística se encerra à noite, com o lançamento da tradicional Festa de Maio, em Teutônia.

Acompanhe
nossas
redes sociais