Contrato sob análise!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Contrato sob análise!

Por

Vale do Taquari

Secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Lajeado, Carlos Reckzigel (PSDB) participou da sessão para explicar a contratação – por meio de dispensa de licitação – de uma Agência de Comunicação exclusiva à secretaria no fim de 2019. A oposição está inquieta. O proprietário da empresa atuava como estagiário na Secel dias antes de assinar contrato, e é filiado ao PSDB.

Contrato II

Alguns vereadores questionam a dispensa de licitação para o referido contrato. Reckziegel apresentou três orçamentos, e diz que a secretaria optou pelo mais barato. Ele também elogia o serviço prestado pela empresa/estagiário contratados. Entretanto, parte da oposição questiona a integridade desses outros dois orçamentos.

Contrato III

Um dos orçamentos pertence a uma CC da própria Secel, sem experiência na área da Comunicação. O outro é de uma empresa da área, que pertence ao atual Assessor Parlamentar da vereadora Mariela Portz (PSDB). Para alguns, há indícios de que o processo – e o contrato que foi suspenso sorrateiramente em janeiro – não respeitou princípios da moralidade.

Contrato IV

Sérgio Kniphoff (PT) foi direto. “Fica evidente a manipulação para que a pessoa ganhasse o processo de licitação. Tendo outras duas pessoas que apresentaram propostas um pouco acima, e são ligadas ao partido. A pergunta é: essa é a nova política”, provoca. Ildo Salvi, agora no PSDB, rebateu. “Creio que não houve dolo”, disse, citando eventual “ingenuidade”.

Contrato V

Reckziegel elogiou os serviços, citou a economia em relação ao contrato firmado pelo governo com outra agência de comunicação, defendeu a divulgação dos eventos, e descartou ligações partidárias com os dois orçamentos. Mariela respondeu às provocações. “O vereador Sérgio é especialista em distorcer e manipular. Foram contratados porque são competentes.”

Contrato VI

Mariela Portz também sugeriu mudanças no quadro administrativo da prefeitura. “Deveríamos ter uma Assessoria de Comunicação por secretaria, com no mínimo duas pessoas.” Para ela, essa é a melhor forma de receber e informar as demandas ao contribuinte. Sobre isso, é preciso rebater: Não, vereadora. Não “deveríamos” colocar mais 22 CCs no Executivo.


Plano Diretor

Hoje os vereadores que participam das Comissões Internas da Câmara de Lajeado se reúnem para debater, entre outros temas, as 48 emendas apresentadas pelo Legislativo ao projeto do novo Plano Diretor. Sim, é isso mesmo: quarenta e oito emendas. E não para por aí. Também foram inseridas outras 24 mudanças no PL por intermédio do próprio Governo.


Luto na Saidan

A Saidan Associação Assistencial perdeu um símbolo.  A morte do funcionário Claudemir da Costa pegou de surpresa os colaboradores. O colega e presidente da entidade, Jorge Eckert, homenageia o amigo. “O ‘Tio Quininho’ foi uma pessoa que se caracterizou pela dignidade, lealdade e espírito de colaboração. Embora não fosse sua função, estava sempre pronto a acolher, aconselhar e orientar os acolhidos da Instituição, baseado nos princípios simples, puros e humanísticos da sua formação de guri criado no interior de Boqueirão do Leão.”


Casas populares

O governo de Teutônia agendou para este sábado a entrega das escrituras dos imóveis populares para 21 famílias. Elas vão morar nos Loteamentos 3 e 4 da Vila Popular. Além disso, o Executivo realizou um mutirão para “anistiar” algumas dívidas dos contribuintes, como forma de garantir o referido imóvel.
Conforme a Secretaria de Assistência Social e Habitação, 70 famílias beneficiárias encontravam-se em débito com o município. Destas, 47 procuraram formas de regularizar, e as 21 já citadas conseguiram as escrituras. Diante do quadro, coube ao município acatar decisões judiciais, como reintegrações de posse em alguns casos.

Acompanhe
nossas
redes sociais