Movimentos de direita organizam ato em Lajeado

Política

Movimentos de direita organizam ato em Lajeado

Carreata em apoio ao presidente ocorre neste domingo

Por

Movimentos de direita organizam ato em Lajeado
Lajeado

O Movimento União de Direita (MUD) e a Direita de Arroio do Meio organizam uma manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro em Lajeado. O protesto ocorre em forma de carreata no domingo, dia 15, a partir das 15h, com saída do Parque do Imigrante.

A carreata começa no Parque do Imigrante, passa pela avenida Avelino Talini, na Univates, segue pela Avenida Senador Alberto Pasqualini e chega ao Parque Professor Theobaldo Dick. O hino nacional será entoado na concha acústica. Conforme o organizador da manifestação e membro do MUD, Michael D’Oliveira, a reunião será às 14h30min para organização dos carros.

O protesto foi organizado após o presidente convocar a população a participar dos atos, que ocorrem simultaneamente em diversos pontos do país. Conforme D’Oliveira, a intenção é mostrar a insatisfação com o trabalho do Congresso Nacional, do Senado Federal e Supremo Tribunal Federal (STF). “Acreditamos que estas instituições barram muitos projetos do presidente e de ministros”, explica.

De acordo com Cauê Mallmann, integrante do MUD, a intenção do protesto é mostrar a força dos eleitores em Lajeado que apoiam o Bolsonaro. “A manifestação é para lembrar o Senado, o STF e o Congresso que eles estão a serviço do povo”, ressalta.

A organização ainda tem previsão de quantas pessoas participarão do manifesto. “Nossa missão é cumprir o dever patriótico”, explica.

Contraponto

Conforme o doutor em História, Mateus Dalmáz, os protestos causam um desgaste das instituições democráticas perante parte da sociedade. “Há discursos populistas que personalizam a política e passam por cima de caminhos institucionais democráticos tradicionais”, explica.

Outro impacto, segundo Dalmáz, é o abalo da imagem do Estado brasileiro no exterior. “Levando em consideração a participação de importantes figuras num movimento social anti-parlamento expõe a imaturidade da democracia no Brasil e contribui para o aumento do grau de risco de investimento no país, causando impactos econômicos”, pondera.

Acompanhe
nossas
redes sociais