opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Prédio da Farmácia do IPE foi leiloado por R$ 127 mil

Por

Vale do Taquari

Um dos assuntos tratados na reunião do Comitê Gestor do Centro Histórico de Lajeado, terça-feira, foi a venda em leilão do prédio de três pisos e três blocos, na Rua Júlio de Castilhos, que era de propriedade do Estado. No local, entre outras atividades, funcionou, por muitos anos, a Farmácia do IPE. O imóvel (prédio e terreno) foi arrematado pelo valor de R$ 127 mil.

O presidente do Comitê, André Jaeger, lamentou a venda por sua localização em frente a Praça da Matriz e que poderia ter sido comprado pela Prefeitura. “Seria um excelente lugar para abrigar entidades culturais, sociais e artísticas do município”, argumentou Jaeger. “Ninguém ficou sabendo de nada, quando buscamos informações já estava vendido. Não sabemos quem comprou”.

No mesmo edital foi ofertado um terreno na Avenida Benjamin Constant e que não teve interessado. “Nós vamos localizar este imóvel e estudar uma possibilidade de aproveitamento”, disse o presidente do Comitê.


Fundef disponibiliza serviços auditivos para a comunidade

A Fundef apresentou, oficialmente, terça-feira, à noite, a loja de aparelhos e acessórios para a reabilitação auditiva. Também foi aberto o consultório de exames e diagnóstico auditivo. O atendimento será prestado pelas fonoaudiólogas Tainá Betti e Rejane Landero. As consultas podem ser realizadas através de convênios ou particular. “O serviço na área auditiva na Fundef, através do SUS continua inalterado, que tem grande procura. A fila de espera passa de dois anos”, observou Rejane.

Para o presidente da Fundef, Alain Viegas, o objetivo é oferecer os serviços da área auditiva para a comunidade. “Outro motivo é abrir uma fonte de renda para manter a entidade, uma vez que enfrentamos sérias dificuldades de receita no atendimento pelo SUS”, argumentou.
A loja e consultório estão situados junto a sede da entidade na Avenida Benjamin Constant, 1210, sala 102, no centro de Lajeado. O agendamento de consultas é pelo fone (51) 3748-3584.


Os médicos Barghouti

O médico ortopedista na área de trauma esportivo e cirurgia do joelho, Jamil Barghouti, está experimentando uma felicidade especial como pai. O filho Michel Jablonski Barghouti decidu seguir a carreira do pai e iniciou neste semestre o curso de Medicina. “Seguiremos juntos sempre independente de qualquer destino. O pai está feliz”, escreveu Jamil na rede social.


Encontro da família Spaniol

O 7º Encontro da Família Spaniol será domingo, dia 15/03, na comunidade de Arroio Grande Central, interior de Arroio do Meio. A programação iniciará às 8h e às 10h haverá celebração religiosa. Ao meio dia será servido almoço e à tarde atividades de integração. Mais informações com Ruben Spaniol pelo fone 98616-6444.


Artesanato na praça

A Associação dos Artesãos de Lajeado promove neste sábado, a partir das 10h o 39º Arte na Praça da Matriz. Haverá diversas atrações. Vale apena um passeio para conferir o artesanato produzido por nossos artesãos.


Univates encerra cinquentenário

No encerramento das comemorações dos 50 anos do Ensino Superior no Vale do Taquari, a Univates vai realizar uma série de atividades dia 17/03, às 19h. O primeiro ato será a reinauguração do primeiro prédio da Instituição, com a obra do artista Eduardo Kobra. Outra atração do evento será o lançamentos dos livros “Lendo Memórias” e “Lendo Imagens. As duas obras são da autoria da escritora e historiadora Silvana Faleiro, sendo que o Lendo Imagens tem a participação da historiadora Paula Dresch dos Santos e o jornalista Lucas George Wendt.


Sommerfest vai ter banda alemã

O Centro de Cultura Alemã de Lajeado, do presidente Marcelo Mallmann (Foto), promove sábado, no Parque Histórico, a 5ª Sommerfest (Festa de Verão). O início será às 20h com animação do Grupo Musical Estrela de Ouro. A atração será a presença da banda Mussikkapelle Engetrie da Alemanha. O jantar terá cardápio especial da culinária alemã. Ainda tem convites pelo fone 99999-3136.


Aplausos para a Fruki

A Bebidas Fruki, da diretora presidente Aline Eggers Bagatini, tem motivos para comemorar. Os refrigerantes Fruki conquistaram o 1º lugar na preferência dos gaúchos!. Isto ocorre pela primeira vez nestes 22 anos da pesquisa “Marcas de Quem Decide”, em que um refrigerante regional conquista a liderança.


Palestra no CTG

As Prendas e Peões do CTG Bento Gonçalves, gestão 2019/2020, promovem palestra sobre dança e indumentária: nossa identidade cultural. Será dia 17/03, às 20h no galpão do CTG. Os palestrantes serão: Vinícius Santos e Ana Paula Labres.


Anota aí!

O Pró_Move Lajeado vai comemorar um ano de atividades dia 30/03, às 18h no Teatro da Univates. Mesmo com este pouco tempo de existência já deu importante contribuição para a área da inovação.

bravo