A derrocada do Centro Histórico

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A derrocada do Centro Histórico

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais um prédio antigo será destruído na área central de Lajeado. O imóvel fica na Rua Júlio de Castilhos, praticamente em frente às salas da Secretaria de Planejamento, instaladas no primeiro andar da Prefeitura Municipal. A nobre edificação também fica muito próxima ao prédio da Casa de Cultura, o único da principal cidade do Vale do Taquari que foi devidamente tombado e transformado em Patrimônio Histórico pelo Estado.

Não se trata de demonizar os proprietários ou investidores. Pelo contrário. Muitos também são vítimas. Com pouco ou praticamente sem incentivo algum disponível a eles, e ainda sem políticas públicas eficientes para instigar e fomentar a preservação dos prédios antigos da cidade, o Inventário do Patrimônio Cultural de Lajeado, criado lá em 1992, vai apagando-se pouco a pouco com o passar dos anos. É uma pena.

Outros imóveis antigos desapareceram nos últimos meses em ruas menos movimentadas. Muitas demolições passam despercebidas nessa vida tão movimentada. Mas é isso. Pouco a pouco, as lembranças físicas e culturais do início do século passado vão se desvanecendo diante das ditas “novas necessidades”. Logo será tarde demais.

Estamos perdendo, pouco a pouco, o pouco da identidade que ainda nos resta. Seja pela destruição completa desses centenários prédios, ou mesmo em função de um outdoor de extremo mau gosto escondendo a memoriosa fachada. É uma pena, reforço.

A derrocada do Centro Histórico está passando sobre os nossos olhos. Todos nós vamos enxergar nitidamente o fim dessa parte da nossa história. E pelo jeito não faremos nada para evitá-lo. Foi assim com a histórica casa Bruno Born, às margens do Rio Taquari, e foi assim com tantas outras que sucumbiram diante do abandono e da histórica falta de políticas públicas nesta área da cultura municipal.
Definitivamente, é uma pena!


Ampliação do Parque

Um debate vem esquentando os bastidores em Encantado. O prefeito Adroaldo Conzatti (PSDB) quer ampliar o Parque João Batista Marchese. A proposta é pagar algo em torno de R$ 3 milhões em 36 meses. A ampliação é bem vista. Entretanto, alguns vereadores questionam a área projetada para tal. “O espaço só poderá servir para estacionamento, já que a área fica abaixo da rede de alta tensão, que alimenta a nossa subestação. Lá não pode ter construções”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Pretto (PP).


Busatto assina com o PL

No fim da tarde de ontem, nas dependências da Sociedade União, o prefeito municipal de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, oficializou a filiação ao Partido Liberal (PL). Nos últimos dois anos, o chefe do Executivo já passou por três siglas distintas. Até 2018, estava filiado ao PPS. Após ficar mais de um ano sem partido, ele filiou-se ao MDB em julho de 2019. Agora, passa a fazer parte do PL e deve concorrer à reeleição em outubro.
Com esta definição, o PL confirma ao menos dois candidatos a prefeito no Vale do Taquari. Além de Busatto, o atual vice-prefeito de Estrela, Valmor Griebeler – que já foi filiado ao PT e ao PV –, também deve concorrer ao principal cargo do Executivo em outubro. Já em Lajeado, o PL busca conquistar a confiança de políticos já consolidados no cenário municipal. Entre eles o vereador do PPL, Paulo Adriano da Silva, o “Paulo Tóri”


Ciclovia Intermunicipal

Além da força política, a luta pela construção da “Maior Ciclovia Intermunicipal do Brasil” – cerca de 30 quilômetros entre os municípios de Estrela, Colinas e Imigrante, e orçada em mais de R$ 6 milhões – conta com a participação da sociedade civil. Nesta semana, o fotógrafo/empresário/ciclista Frederico Sehn esteve em Brasília para acompanhar visitas ao Ministério da Cidade. Ele representou o grupo Riders, que seguidamente utiliza a ERS-129 para a prática do esporte.


Brasília fechada!

Presidente da Câmara de Estrela, João Braun (PP) está em Brasília na companhia do – ainda – presidente da CIC/VT, Pedro Barth. Entretanto, a agenda da dupla ficou comprometida em função do coronavírus. Isso porque ministérios e outros departamentos foram fechados para determinadas visitas nessa quinta-feira.


PT em Estrela

O PT não possui representantes na Câmara de Vereadores de Estrela, e por ora pouco influencia junto ao Executivo. Entretanto, de acordo com membros do diretório, os correligionários querem reconquistar espaços outubro. Hoje, a sigla tem como presidente José Carlos Fagundes, militar da reserva. Já a vice-presidente é a professora Denise Goulart. Quem também integra o diretório é o representante do CPERS na região, Gerson Johann.


O vice!

Presidente da APAE de Estrela, João Carlos Schäfer é o nome escolhido para concorrer a vice-prefeito da cidade na chapa encabeçada pelo ex-secretário de Saúde de Estrela, Elmar Schneider (PTB). Ele já foi diretor do Sesi Regional e hoje está sem partido.

Acompanhe
nossas
redes sociais