Dos gramados à política: Everton Giovanella assume diretório do PL

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Dos gramados à política: Everton Giovanella assume diretório do PL

Por

Atualizado sábado,
14 de Março de 2020 às 17:18

Vale do Taquari

Ex-presidente do Clube Esportivo Lajeadense, e ex-jogador de futebol profissional com passagens pela Espanha e Portugal – onde enfrentou grandes craques do esporte (fotos) –, o empresário Everton Giovanella, 49 anos, vai definitivamente embarcar na política partidária. Ele será o presidente municipal do Partido Liberal (PL) em Lajeado.

Não será o primeiro Giovanella a entrar na política partidária local. O pai dele, Élio Giovanella, foi vice-prefeito – também foi vereador em determinado período – durante a gestão de Leopoldo Feldens, entre 1993 e 1996, período em que Everton iniciou sua trajetória futebolística pelo Velho Continente. Lá, viveu o melhor momento da carreira na cidade de Vigo, na Espanha, onde defendeu as cores do Celta.

Giovanella assinou ficha nessa quinta-feira. A intenção é utilizar a bagagem cultural de anos morando na Europa para auxiliar na política local. Coordenadora Regional da sigla no Vale do Taquari, Renata Becker avisa que o diretório será oficializado nos próximos dias, e avisa que o vereador Paulo Tóri (PPL) não está mais nos planos do partido. Ele vinha sendo sondado, mas deve migrar para outro partido. Muito provavelmente para o MDB.


Zanatta deixa o Governo

Secretário de Planejamento e Urbanismo de Lajeado (Seplan), Rafael Zanatta (PSDB) vai deixar o cargo nos próximos dias. Porém, e diferentemente do colega

de partido, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, Zanatta não sairá da prefeitura para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores, mas, sim, para ocupar posição em uma cooperativa regional.

Zanatta fará parte da área de inovação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. Durante os três anos e quase três meses como secretário municipal na área de planejamento, participou em diversos debates ligados ao tema. Entre esses, o movimento Pro_Move Lajeado. Ele também representou o Executivo em diversas avaliações para incubação de empresas junto ao Parque Tecnológico da Univates.


IPE em Lajeado

Chefe do setor de projetos especiais da prefeitura de Lajeado, o engenheiro Isidoro Fornari visitou a sede do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) nessa sexta-feira. Ele estava acompanhado do Deputado Estadual Pedro Westphalen. Tal como em Estrela, o escritório da entidade em Lajeado também está fechado faz alguns meses. O objetivo, segundo Fornari, é viabilizar a reabertura da unidade no município. Aguardamos!

 

 

 


Durou pouco!

Foram apenas 48h. Na manhã dessa sexta-feira, o prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti (PSDB), retomou o cargo que havia repassado temporariamente ao Presidente da Câmara de Vereadores, Diego Pretto (PP). Em ambos os eventos de transmissão do cargo, diversos familiares e amigos estavam presentes para prestigiar os referidos atos.

 


Capoeira no plenário?

O PSDB de Lajeado segue filiando novos futuros candidatos a vereador. Nessa sexta-feira, nas dependências de um requintado café na Av. Alberto Pasqualini, o diretório municipal anunciou quatro novos nomes: Márcio Dalcin, Guilherme Bolsi, Fábio Sontag, e o Mestre Carkará, um dos pioneiros na prática da Capoeira na cidade e região. Na foto, o esportista está ao lado do presidente municipal da sigla, Carlos Reckziegel, que também será candidato.


E o Plano Diretor, hein!?

Na manhã dessa quinta-feira, apenas seis vereadores – Carlos Ranzi (MDB), Marcos Schefer (MDB), Neca Dalmoro (PDT), Paulo Tóri (PPL), Waldir Gisch (PP) e Ildo Salvi (PSDB) – participaram da primeira reunião do ano sobre o projeto de lei do novo Plano Diretor em Lajeado. Também estavam presentes as representantes da Seavat-VT, a ex-Secretária de Planejamento, Marta Peixoto, e Maria Otília Klein.

Eles querem debater as 48 emendas dos vereadores e as mais de 20 mudanças apresentadas pelo Executivo ao PL original. Além disso, eles também querem ouvir, pessoalmente, “esclarecimentos” do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU), Tiago Holzmann da Silva, responsável por um ofício em que a entidade exige parecer técnico para cada emenda apresentada. Ou seja, é bom sentar porque a novela vai longe!

Acompanhe
nossas
redes sociais