Escola Vidal de Negreiros celebra hoje 100 anos

Festa do centenário

Escola Vidal de Negreiros celebra hoje 100 anos

Aniversário do colégio é comemorado com festa no Centro Comunitário Cristo Rei neste domingo. Instituição formou líderes comunitários, políticos e empresariais

Por

Escola Vidal de Negreiros celebra hoje 100 anos
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Me considero uma pessoa de muita sorte, em ser o diretor de uma escola tão importante para o município de Estrela numa data tão especial. É um sentimento indescritível”. A frase, de Joel Mallmann, é uma síntese do momento histórico vivido pela Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros, que comemora o seu centenário neste domingo, 15.

Ao longo de seus cem anos, a escola se integrou e foi uma importante aliada no desenvolvimento da comunidade estrelense. Por lá, passaram pessoas que fizeram e fazem a diferença na cidade, como autoridades e lideranças políticas, comunitárias e empresariais. Mas o que torna a Escola Vidal de Negreiros tão especial para Estrela? O próprio

diretor responde.

“São vários fatores. As crianças se matriculam, entram no Vidal e fazem todo o ensino fundamental, depois tem o ensino médio e completam o ciclo da educação básica. Acabam criando um vínculo afetivo. E a acolhida da escola é muito forte, presente entre os nossos profissionais. Primamos muito por esse lado mais humano”, explica Mallmann.

Entre as figuras ilustres que passaram pela Escola Vidal de Negreiros estão o jornalista Alexandre Garcia e o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Francisco José Moesch.

Vidaleiros com orgulho

João André Mallmann, o Jam Brasil, tem forte ligação com a Vidal de Negreiros, pois frequentou a escola como estudante, nos anos 70, e a viu ser homenageada inúmeras vezes, por diferentes segmentos da sociedade. “Me sinto feliz em ter feito parte dessa história, não só como aluno mas também, recentemente, como professor de uma oficina de xadrez. Sou vidaleiro com muito orgulho”.

O prefeito Rafael Mallmann estudou durante dois anos na escola, na quinta e sexta série do ensino fundamental. Ele residia em frente à escola na época. “Era muito gostoso sair de casa, ir a pé sozinho para a escola. Guardo muitas amizades, que vemos no dia a dia”, recorda.

Já o arquiteto Cristiano Vilanova Horn mantém um envolvimento forte com a escola, onde estudou entre 1977 a 1984. Recentemente, ele ajudou a organizar um encontro de ex-alunos da turma de 1981, que contou também com a presença de ex-professores.

“Guardo muito carinho dessa época. Teve tanta coisa boa, amizades que a gente leva para vida inteira. E o ensino era de muita qualidade. Me sinto privilegiado em ter estudado na Vidal de Negreiros”, diz Horn, que já presidiu a Estrela Multifeira

 

Acompanhe
nossas
redes sociais