Coronavírus nas campanhas!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Coronavírus nas campanhas!

Por

Atualizado terça-feira,
17 de Março de 2020 às 10:54

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A consequência social desta pandemia ainda não pode ser definitivamente avaliada. São diversas incertezas sobre os próximos meses. Como vamos trabalhar? Devemos ir às compras ou não? Podemos apertar a mão do amigo? É prudente sair às ruas ou é melhor só ficar em casa? As quarentenas, antes distantes da nossa realidade, agora batem em nossa porta. E com tantos eventos sendo devidamente cancelados, fica a dúvida: como será a campanha eleitoral?

Entre todos os problemas causados pelo novo coronavírus, uma eventual suspensão do pleito está entre os pormenores, eu sei. Mas causaria prejuízos à Democracia. E mesmo se for mantido o pleito – e ainda estivermos diante desta pandemia –, alguém consegue vislumbrar irresponsabilidade igual à do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que incentivou e participou de aglomerações públicas em tons antidemocráticos nesse fim de semana?

“Com suspensão ou não, o pleito pode restar prejudicado se o vírus não for controlado até meados de agosto”

Ou seja, com suspensão ou não, o pleito pode restar prejudicado se o vírus não for controlado até meados de agosto. Sem o tradicional corpo-a-corpo, as campanhas eleitorais perderão muito de sua essência. Sem contatos físicos, a tendência é de uma disputa ainda mais virtual entre partidos e candidatos. E isso, definitivamente, é um risco ao processo democrático, essencialmente em função da propagação de outro vírus: as notícias falsas.

Por ora, nada ou pouco se falou sobre eventuais problemas no pleito de outubro. Por ora, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Ministra Rosa Weber, apenas assinou uma Resolução Administrativa na qual estabelece uma série de medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus nas dependências da Corte. O assunto segue velado nos bastidores da política. Por ora, reforço.


Aglomeração pelo asfalto

A segunda-feira foi repleta de notícias óbvias. Colégios, universidades, escolas estaduais e federais estão suspendendo as aulas em função do risco de contaminação pelo coronavírus. O mesmo deve ocorrer com sessões legislativas. Tudo em função dos riscos causados pelas aglomerações. Riscos, esses, que foram completamente desprezados neste domingo, entre Encantado e Capitão.

Organizado pelas administrações municipais, o ato de inauguração da ligação asfáltica entre as cidades reuniu dezenas de autoridades, moradores e pessoas de outras localidades. Todos aglomerados para a fotografia oficial de uma obra pública. Afinal, um investimento próximo de R$ 7 milhões não poderia passar em branco, certo? Mesmo que isso custe à saúde de muitos idosos que lá estiveram.


Republicanos

Os vereadores Marcelo Braun (ex-PSDB) e Débora Martins (ex-MDB) estão oficialmente filiados ao PRB de Estrela. O ato oficial de filiação dos novos Republicanos ocorreu na noite dessa sexta-feira, e contou com a presença do pré-candidato a prefeito, Valmor Griebeler (PL), e também da Coordenadora Regional do PL, Renata Becker.

Também estavam presentes na Associação dos Moradores do bairro Pinheiros a Deputada Estadual, Fran Somensi, o Deputado Estadual, Sérgio Peres, e o Deputado Federal e Presidente Estadual do PRB, Carlos Gomes, o Presidente da FADERS, Marquinho Lang, e ainda o ex-prefeito de Estrela, Hélio Musskopf. Em Estrela, o PRB será presidido por Odilo Vicente.


Pacto e pandemia

Ex-vereador em Porto Alegre, Alberto Kopittke é um dos principais coordenadores do projeto Lajeado “Pacto Pela Paz”. Ele é um dos proprietários do Instituto Cidade Segura, contratado para organizar e acompanhar toda a sistemática do programa. Ele, porém, estará ausente das próximas reuniões. Kopittke, 38 anos, é um dos quatro casos confirmados de covid-19 na capital gaúcha. Ele voltou na segunda-feira passada de uma viagem pela Europa.


Mariela Portz para Secretária?

As teses sobre o futuro de Mariela Portz (PSDB) na política são diversas. E apontam para todos os lados. Ela afirma que não concorrerá à reeleição na Câmara de Lajeado. Muitos duvidam, mas ela reforça a decisão. Outros tantos apostam na ida dela para o alto escalão do Governo Estadual, muito em função da boa relação com o Governador Eduardo Leite. Nessa semana, uma nova “tese” agita os bastidores.

Diante da iminente saída do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel (PSDB), que concorrerá a vereador, muitos querem ver a vereadora no lugar do colega. Como Secretária Municipal, a tucana poderia testar suas habilidades para eventual cargo semelhante em âmbito estadual, e ao mesmo tempo dar espaço para o suplente Nestor Dessoy (PSDB) potencializar o nome por alguns meses na Câmara.

Acompanhe
nossas
redes sociais