O 1º Porco no Tacho do Tropilha

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

O 1º Porco no Tacho do Tropilha

Por

Vale do Taquari

O CTG Tropilha Farrapa de Lajeado, promoveu sábado, o 1º Porco no Tacho. A organização foi da Invernada Campeira. Conforme a patroa Clarice Borges, o objetivo foi inovar com uma nova atração no CTG e também angariar fundos para manter as atividades da Campeira. “Queremos que este evento se torne tradicional como o nosso Boi no Rolete” projeta Clarice.

Os 120 quilos de carne suína foram preparados em três tachos com fogo de chão. “A carne suína frita no tacho fica muito saborosa”, afirmou o capataz da Campeira Jairo Cesar Nunes Aquino. Ele contou com a ajuda de quatro laçadores. Sobre o tempero ele disse que não tem nenhum segredo, somente sal, alho e cebola. O tempo de preparo foi de uma hora e meia.

Após o jantar teve início o fandango, com animação do Grupo Tornado da Vaneira, que tem seis integrantes. O vocalista é Douglas Sehn, o gaiteiro Conrado Lara e o percussionista Ilton Rodrigues.


Jantar Costeiros marcou estreia da banda Ukulele

O 16º Jantar Costeiro, promovido pelo Grupo de Arte Nativa Costeiros do Rio Taquari, realizado sexta-feira à noite no CTC, foi coroado de pleno sucesso. O presidente Daniel Trindade, disse que “o objetivo do evento é reunir os amigos, promover a cultura nativista e fazer um apelo para a preservação das barrancas dos rios, as florestas e cuidar da água, através da música e da poesia”. Entre as atrações artísticas, o poeta e declamador Paulo Severo, na música Atahualpa Maicá e Antônio Gringo, com show especial de Chico Saratt que homenageou Mário Barbará, que faleceu em maio de 2018 e influenciou a música nativista.

A atração surpresa foi a estreia da banda Ukulele das Américas, que tem como destaque Dimitri Irion e Matias Santos. “O grupo da banda é formado por dez integrantes. Hoje foi nossa primeira apresentação num palco. Foi muito emocionante”, disse Dimitri. A banda executa música andina, conhecida em toda a América. “É um ritmo bonito e muito alegre”, completou ele.


Aplausos ao novo quartel dos Bombeiros

Merece efusivos aplausos o novo quartel do 3º Pelotão de Bombeiros Militares de Lajeado, inaugurado sexta-feira, 13/03, localizado na Rua Nicolau Junges, no bairro Montanha. O ato contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, coronel César Eduardo Bonfanti. A construção exigiu investimento da ordem de R$ 3 milhões proveniente do Funrebom. A unidade, que está muito bem equipada e com efetivo de 36 militares, atende 25 municípios do Vale do Taquari. A corporação foi instalada em Lajeado em 2004, na gestão do ex-prefeito Cláudio Schumacher.


Trote Solidário arrecadou 3,4 mil kg de produtos

A recepção dos calouros dos cursos de Medicina nas universidades do estado com o Trote Solidário foi uma iniciativa do Núcleo Acadêmico do Simers. Os novos alunos de Medicina da Univates foram até a frente dos principais supermercados da cidade durante todo dia de sábado para coletar alimentos e produtos de higiene e limpeza. A atividade contou com o apoio do Rotary Club de Lajeado Engenho. Além da presença nos pontos de coleta, o Rotary vai fazer a destinação das doações para 12 entidades. Em Lajeado, foram arrecadados 3,4 mil kg de produtos.
Para o Simers, a iniciativa busca engajar a comunidade em uma ação solidária dos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários.


De Rockenbach para Mallmann

A posse a nova diretoria da CDL de Lajeado foi muito prestigiada. Uma demonstração da força da área comercial e serviços do município. Merece elogios Heinz Rockenbach pelo intenso trabalho realizado em sua gestão. Aquiles Mallmann (Cascão) vai presidir a entidade na gestão 2020/2021. A diretoria, composta por 33 membros, deverá manter a mesma dinâmica e o alto conceito que a entidade tem junto à comunidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais