Sommerfest marcou despedida da Musikkapelle

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Sommerfest marcou despedida da Musikkapelle

Por

Atualizado quinta-feira,
19 de Março de 2020 às 10:23

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A 5ª Sommerfest (Festa de Verão), promovida pelo Centro de Cultura Alemã de Lajeado (CCAL), realizada sábado, à noite, no Parque Histórico, serviu para a despedida da banda Musikkapelle Engetried, que retornou domingo passado para a Alemanha após turnê de 12 dias. O regente Martin Fiener agradeceu a acolhida e a cordialidade que tiveram em Lajeado e nos lugares onde se apresentaram na região. Ele explicou que os músicos são amadores, cada um tem a sua profissão. “Nós tocamos pelo prazer de fazer música e alegrar as pessoas”. Ele lembrou que a banda foi fundada em 1856 e já se apresentou em diversos países. Para o Brasil/Lajeado eles vieram a primeira vez em 2015 e pretendem retornar em 2025. O roteiro da banda foi coordenado pelo casal Edson e Leonda Barbieri.

Para o presidente do CCAL, Marcelo Mallmann, a presença da banda na Sommerfest foi uma importante atração cultural e artística. “A Festa de Verão tem este objetivo de preservar nossa cultura e o legado dos antepassados”, afirmou.

 


Dom Aloísio orienta fiéis

O bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, dom Aloísio Dilli, publicou orientações aos fiéis das paróquias que abrangem os vales do Taquari e Rio Pardo. Ele pede para evitar concentrações de fiéis nesse período de emergência por conta do coronavírus. Missas apenas nas igrejas espaçosas, tomando todas as precauções para evitar contágio: as celebrações sejam curtas, sem distribuição folhetos, sem ritos com contato físico e sem água benta em recipiente de contato comum.
O bispo recomenda orações em casa e o acompanhamento de missas transmitidas pelas emissoras de rádio, TVs católicas e redes sociais.

Os serviços rotineiros da diocese e das paróquias continuam dentro da normalidade possível, tomando os cuidados de prevenção.
“Estas orientações indicam o caminho a seguir em toda nossa diocese, com a devida prudência e sabedoria”, afirma dom Aloísio. “Façamos nossa parte e não esqueçamos de rezar pelos profissionais de saúde, pelos que sofrem e pelos que estão doentes, com ou sem Coronavírus”, completou.


Os encantos das paineiras

Coloridas, vibrantes, as Paineiras se encontram completamente floridas e o chão fica coberto pelas flores da cor rosa. Uma árvore que encanta, principalmente por se apresentar completamente diferente em cada estação. Ela está presente em vários lugares da cidade de Lajeado. As duas paineiras da foto, chamam atenção. Elas estão plantadas na Rua Capitão Leopoldo Heineck, esquina com a Bento Rosa, no acesso ao novo Parque Beira Rio.


Notícias positivas

1 – Cooperativa Languiru vai investir forte no supermercado no Shopping Lajeado.

2 – Guaraná da Fruki assumiu 1º lugar no RS.

3 – Havan pretende inaugurar sua loja em Lajeado ainda este ano.

4 – Construção civil apostando pesado na conclusão de prédios e em novos projetos.

5 – Folhito investindo em nova unidade de produção de adubo orgânico em Estrela.

6 – Grupo A Hora investindo na Rádio A Hora 102,9, que vem com muito jornalismo e entretenimento. A nova programação entra no ar dia 24/03.


Cristo

A estátua de cristo de Encantado tem inauguração prevista para dezembro deste ano.


Um vírus que muda tudo

O coronavírus está mudando a rotina de tudo e de todos. O importante é seguir recomendações e os cuidados para evitar a proliferação do vírus. O melhor que se pode fazer é ajudar, colaborar e evitar contatos de todas as formas. É estranho, mas é assim que precisa ser. É hora de nos preocupar com os outros, porque os outros também vão se preocupar com a gente para manter o vírus fora do alcance do nosso corpo.


Cenário alarmante

A foto é do professor de música Dério Marchi. Ela mostra o efeito da seca. A imagem é do encontro dos arroios Pinheirinho e Forquetinha, na cidade de Canudos do Vale.


“Parlare italiano”

A professora de História Janaine Trombini proferiu palestra na aula inaugural dia 10/03 no auditório da Casa de Cultura de Lajeado do Curso de Italiano Básico iniciativa entre a Società Taliana Tutti Fratelli e Acirs Língua Italiana. Ela falou sobre os imigrantes italianos no Vale do Taquari e sua experiência no estágio que fez na universidade de Veneza/Itália para pesquisar as origens dos italianos provenientes de Vêneto.
As aulas do curso, que estão suspensas por causa do coronavirus, serão ministradas pela professora Maria Eloisa. Mais informações pelo 3714-4880 ou whats 99650-7549. Ainda tem algumas vagas.

Acompanhe
nossas
redes sociais