SONHOS ADIADOS

Coronavírus

SONHOS ADIADOS

O crescimento dos casos no estado levou moradores do Vale a transferir comemorações como casamentos e formaturas. Atividades serão reprogramadas

Por

SONHOS ADIADOS
Daiane e DInara comemorariam a formatura no próximo sábado
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com os convites entregues e detalhes acertados, as irmãs Dinara Gabriele Hensel, 23, e Daiane Andressa Hensel, 26, contavam os dias para a festa de formatura marcada inicialmente para o dia 28 de março. Recém formadas em Publicidade e Propaganda e em Engenharia de Software, pela Univates, planejavam a festa formatura há cerca de um ano. Tudo estava pronto para receber os convidados em Teutônia.

Os sentimentos de Dinara se misturam entre frustração, decepção e conformidade. “Adiamos um momento tão esperado que estava quase chegando”, conta. O avanço da pandemia do coronavírus no estado fez as irmãs repensarem a necessidade de realizar a festa agora e concordaram na mudança da data para garantir a segurança dos convidados.

“Não teríamos a segurança e a alegria para fazer uma comemoração, enquanto o resto do mundo está apavorado. Ao mesmo tempo em que é uma frustração, também temos o sentimento de fazer algo certo. Ninguém nos obrigou a cancelar.”

Foram oito anos de graduação para Daiane e outros cinco para Dinara. Agora, serão mais seis meses de espera. “Talvez o sentimento de conquista, em setembro, já tenha passado. Mas até lá, já terão outras novas conquistas para reunir e comemorar”, prevê.

“Nova data será tão incrível como seria essa”

A história é semelhante a do casal Vanessa Bald e Maicon Fernando Egger, que tinha o casamento marcado para este sábado. Pela importância do momento tão esperado, Vanessa ficou irredutível no começo. “Planejamos nosso casamento há quase um ano, para chegar a dias antes e ter de adiar”, relata.

A decisão do cancelamento foi na quarta-feira. Os dois contam que até o início da semana, a situação parecia tranquila para o dia especial se realizar. “Tínhamos a ideia de manter, porém com o passar dos dias ficou impossível. Muitos convidados já haviam avisado que não compareceriam”, relembra.

Casamento de Vanessa e Maicon ocorreria na noite deste sábado. Para eles, a nova data será ainda mais emocionante

Alguns imprevistos aconteceram com a necessidade do adiamento das datas. Conforme Vanessa, quase todos os fornecedores de serviços entenderam a situação e cancelaram as reservas. “Tivemos alguns problemas com as flores da decoração e com a remarcação das diárias da lua de mel, mas nada que não será resolvido.”

O casal já planeja uma nova data. Vanessa explica que será preciso conciliar a agenda de todos envolvidos, entre eles fotógrafo, decoradora e salão.  “Acreditamos que o sentimento vai ser melhor ainda. Não é fácil passar por isso agora, mas creio que a nova data será tão incrível quanto seria essa”, acredita Vanessa.

“Precisamos pensar na saúde”

O salão de beleza Ponto Xik, especializado em casamentos e formaturas, decidiu paralisar as atividades por tempo indeterminado. A proprietária Marcia Schmitz, já acompanhava a situação desde o início de março. “Naquele tempo percebi que seríamos afetados e que precisaríamos nos reinventar”, relembra.

Marcia relata que todas as medidas de prevenção foram adotadas. “Reforçamos os modos de prevenção com toalhas descartáveis e álcool gel. Porém, com o medo instaurado, repensamos os modelos de atendimento”, explica.

No salão, foram três sábados especiais para noivas cancelados. “Em seguida, recebemos a suspensão das formaturas”, recorda. Ainda de acordo com Márcia, a decisão de interromper as atividades foi para pensar no bem coletivo. “A quarentena será um momento de reinvenção”, acredita.

Ela se diz otimista já que a região está à frente de outros países com o trabalho de prevenção. “Não podemos nos comparar a Itália, China, pois já estamos nos preparando”, afirma. Ela acredita que não há nenhum exagero nos cancelamentos e alertas para fechar o comércio. “Precisamos pensar na saúde.”

Acompanhe
nossas
redes sociais