Desafio e confiança!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Desafio e confiança!

Por

Atualizado terça-feira,
24 de Março de 2020 às 08:57

Vale do Taquari

A vida é feita de desafios. Frutos de instigação, provocação, incitação ou mesmo um estímulo, também podem ser impostos pelas mais diversas situações problemáticas. Um obstáculo a mais. Um novo contratempo. Um corriqueiro revés ou mesmo uma objeção momentânea nos forçam a buscar soluções. É o que nos move. E a partir da manhã dessa terça-feira, após ser instigado e estimulado, eu inicio um dos maiores desafios da minha vida: ser radialista!
Fui instigado pelos diretores Adair, Sandro e Fernando a contribuir com a nova ferramenta de comunicação do Grupo A Hora: a Rádio A Hora 102.9. Estarei no ar todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, no programa “Frente e Verso”. Iniciamos às 8h10min e vamos até às 9h30min. Será um momento de trocar informações, ouvir especialistas, informar e comentar sobre assuntos que norteiam nosso dia a dia.

É um desafio e tanto. E foi exatamente assim que iniciei neste inovador veículo de comunicação. Em fevereiro de 2006, eu caminhava pela Rua Júlio de Castilhos, em Lajeado, e encontrei Adair Weiss. Como de costume, ele me desafiou. A proposta era assumir um caderno direcionado aos jovens – o “Na Onda”. Na época eu era relativamente jovem e aceitei. Passados quase quinze anos, eu tenho a convicção de ter acertado ao aceitar o desafio.
Hoje, nem tão jovem assim, aceito outra vez de prontidão a esse novo chamado do Adair, dessa vez com o reforço do Fernando – que estará no comando do programa “Frente e Verso” – e do Sandro. Aceitei no peito e na raça. Afinal, sempre tive a paixão direcionada ao papel impresso e tenho experiência quase zero em rádios. Mas são esses os verdadeiros desafios que nos movem. E não é prudente deixar passar certas oportunidades.

Humildemente eu peço compreensão ao ouvinte em um primeiro momento. Estou me “habituando”. Mas já antecipo, e o ouvinte pode ter a absoluta certeza disso, que o nosso serviço vai fazer a diferença no Vale do Taquari e no Estado – sempre com muita humildade, reforço. Se por ventura ainda não estamos maduros suficientes para essa jornada, podem estar certos de que não faltará empenho e coragem para fazer acontecer. E vai acontecer.
Junto de vocês eu quero sair da rotina e da zona de conforto. Mergulhar no desconhecido e abraçar o novo. Crescer profissionalmente. Mudar, inovar, ensinar e aprender. A todos vocês, ouvintes, colegas e diretores do Grupo A Hora, muito obrigado pela confiança!


Sessão virtual e Plano Diretor

O presidente da câmara de vereadores de Lajeado, Lorival Silveira (PP), anuncia. “A sessão desta quinta-feira será virtual, com os vereadores atuando de suas casas. Sobre o Plano Diretor, mandei cancelar a votação e as reuniões de comissões. Vamos retomar o assunto apenas quando passarmos por este momento delicado.” Ainda sobre o Legislativo, a jornalista Aline Schmidt deve assumir a Assessoria de Imprensa no lugar de Carolina Gasparotto.


Eleições unificadas em 2022?

O sonho de muitos prefeitos e vereadores está mais próximo graças ao novo coronavírus. Sem meias milongas, e sem ter muito que fazer no momento, o Congresso avalia veladamente o cancelamento das eleições municipais de 2020 e a consequente unificação com o pleito estadual e federal, agendado para 2022. O “Blocão” quer aproveitar a PEC 56, de maio de 2019, que prorroga os mandatos municipais por dois anos para unificar as eleições no País.


Rótulas!

Nem mesmo a diminuição do tráfego de veículos em Encantado impediu novo acidente nas famigeradas rótulas. Nem a quarentena salva as rótulas instaladas em 2019. Dessa vez, o acidente envolveu a estrutura da Rua Júlio de Castilhos, no sábado. É impressionante!


Família na política

Presidente do MDB de Estrela e atual Secretário de Obras, Cristiano Nogueira da Rosa (foto) ainda não anunciou se deixará ou não o Executivo para voltar à câmara e concorrer à reeleição. Já o filho dele, William Nogueira da Rosa, de 20 anos, decidiu ingressar de vez na política. Conforme divulgado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, ele foi nomeado para o cargo em comissão de Assessor VI no Gabinete do Deputado Estadual Edson Brum, do MDB.


(Ainda) sob controle

O novo coronavírus não foi levado dos Estados Unidos para a China e tampouco foi criado em um laboratório chinês. Mas chegou ao Vale do Taquari. Até o fim da tarde de ontem, eram dois núcleos: a Europa, com infecções em viagens pela Suíça e Irlanda, e o cruzeiro pela costa brasileira (foto). Porém, o quadro mudou com a confirmação de um quinto caso.
Residente em Cruzeiro do Sul, a quinta paciente com diagnóstico positivo foi contaminada durante um evento em Bento Gonçalves. E isso é alarmante. Mesmo com o alto índice de recuperação – entre os cinco, quatro estão praticamente curados –, a gravidade verificada em pacientes entubados no Estado preocupa as equipes médicas, e há muitos profissionais com medo.


Antes, durante e depois!

A vida segue em meio à pandemia. Nessa sexta-feira, o governo de Lajeado protocolou projeto de lei na Câmara de Vereadores para estabelecer o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. A proposta estipula critérios para a gestão dos Resíduos da Construção Civil (RCC), cuja massa gerada no município é maior que a dos resíduos domiciliares, por exemplo. Diante disso, é preciso pensar antes, durante e depois de cada nova obra para amenizar os impactos ambientais.

Acompanhe
nossas
redes sociais