opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Sintoniza a nova Rádio A Hora 102.9

Por

Vale do Taquari
Pensar O Vale

O Grupo A Hora colocou no ar na manhã de hoje, a partir das 5h, a programação da Rádio A Hora 102,9. Um desafio gigantesco, liderado por Adair Weiss, Fernando Weiss e Sandro Lucas, que comandam uma competente equipe de profissionais. Mesmo em plena epidemia do coronavírus, o A Hora vai cumprir sua missão como veículo de comunicação. O grande objetivo é informar as pessoas, orientar e oferecer entretenimento através da música.
O estúdio de transmissão está situado na Avenida Benjamin Constant , junto ao jornal A Hora, no Centro de Lajeado. O contato pode ser feito pelo fone 3710-4250 ou whats.


Adefil elegeu novo presidente e vírus suspende atividades

Na véspera da chegada do coronavirus, a Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil) realizou no dia 19/03 sua Assembleia Geral Extraordinária na sede da entidade para a eleição da nova diretoria. Foi eleita a chapa liderada por Nestor Luiz Martinelli para presidente, tendo Claudio Eckhard como vice. Erotildes Padoan secretária e Marines Radavelli tesoureira. Na coordenação das atividades da entidade continuará Reni Lawall. Em ato contínuo à assembleia, a presidente Cristina Bellin passou o cargo para Martinelli. Não deu tempo à nova diretoria fazer reunião para definir suas ações. O vírus obrigou a entidade interromper as suas atividades presenciais. “Minha intenção é de colocar em prática vários projetos, mas agora não sabemos como vai ficar, nem sei como conseguiremos manter as nossas atividades depois que a epidemia passar”, disse Martinelli, que assume a presidência pela terceira vez.
O vice-presidente Cláudio Eckhard explicou que “na Adefil a diretoria trabalha em equipe e todas as decisões são tomadas em conjunto”. Ele lamentou ter que suspender as atividades. “Sem os encontros regulares todos ficaram sem chão. Mas os usuários foram compreensivos. Entenderam que a prioridade agora é diminuirmos ao máximo a probabilidade de alguém ser infectado”.


Os três padres de mais longo paroquiato

No livro Grão de Mostarda – Caminhada da Paróquia de Santo Inácio de Lajeado, do historiador José Alfredo Schierholt, consta que o padre Leopoldo Loch, foi pároco de 10/07/1932 até 15/01/1956, o que corresponde a 23 anos, 5 meses e 5 dias. O padre Erico Schmitz, ficou de 15/01/1956 a 04/02/1979, somando 23 anos e 19 dias. O 3º lugar, que não consta no livro, é do padre Antônio Puhl, que ocupou o cargo de pároco de 08/02/1998 a 02/02/2020. Faltavam 6 dias para completar 22 anos. O atual pároco, Valdir Biazibetti, que em 22 abril completará 70 anos de vida, certamente não irá superar o tempo de paroquiato, dos três anteriores.
(Paroquiato: Tempo em que um padre administra uma Paróquia)


Dia da Água

Comemorado no domingo, 22/03, o Dia Mundial da Água passou sem ser lembrado, ofuscado pela invasão do coronavírus. A data tem o objetivo de alertar a população sobre a necessidade de preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água. Assim como o coronavírus está afetando todo mundo, a água é um recurso finito essencial para a sobrevivência de toda a vida no planeta.
– De acordo com a ONU, a cada 20 anos o consumo mundial de água duplica. Isso pode gerar uma enorme crise de abastecimento que atingirá cerca de 2,8 bilhões de pessoas a partir de 2025.


O chinês da Olvebra

O empresário chinês Sheun Ming Ling, que morreu dia 19/03, aos 99 anos, nasceu em 1921 em Pequim/China. Aos 30 anos veio ao Brasil onde, em 1955, em Santa Rosa, fundou a Olvebra S.A., que por muitos anos teve uma unidade em Lajeado. Atualmente pertence à BRF. Na década de 70, diversificou os negócios transformando o Grupo Olvebra em um conglomerado industrial com atividades em alimentos, embalagens, química e plásticos, navegação, agricultura e reflorestamento. Em 1988, com a reestruturação societária da Olvebra, foi criada a Petropar S.A., que incorporou os negócios da Olvebra nas áreas química, têxtil, de plásticos, de insumos agrícolas e agroflorestais. (Fonte: http://www.zulupa.com.br)


Culto pela Internet

A Comunidade Evangélica de Lajeado da IECLB, devido ao coronavírus, suspendeu por tempo indeterminado todas as atividades comunitárias que envolvem encontro presencial de pessoas. O culto de fim de semana, como já aconteceu domingo passado, será transmitido pelas redes sociais e as pessoas poderão fazer seu momento de oração em casa.


Sugestão

Meditação Guiada com Jeferson Queiroz, diariamente em dois horários: 7h e 18h pela live no Instagram, enquanto durar a pandemia.


Noite do Engenho

O Rotary Club de Lajeado Engenho, do presidente Evanir Diehl, decidiu cancelar o 25º Jantar Baile Noite do Engenho, que seria realizado em junho.

bravo