Governo zera imposto de importação de medicamentos contra a Covid-19

Saúde

Governo zera imposto de importação de medicamentos contra a Covid-19

Lista dos produtos isentos foi publicada no Diário Oficial da União

Por

Governo zera imposto de importação de medicamentos contra a Covid-19
Créditos: Marcos Corrêa/PR
Brasil

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 26, que o governo zerou o imposto de importação sobre medicamentos como cloroquina e azitromicina. Em publicação no Twitter, Bolsonaro explicou que a medida visa facilitar o combate ao novo coronavírus e que os medicamentos são para uso exclusivo em hospitais e para pacientes em estado crítico.

“Essa redução também se estende a outros produtos e vai fazer toda a diferença em nossa luta!”, escreveu. De acordo com o Ministério da Economia, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou as tarifas de importação de mais 61 produtos farmacêuticos e médico-hospitalares utilizados no enfrentamento da emergência em saúde devido ao novo coronavírus.

A Resolução nº 22/2020, com a lista dos produtos, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta. Entre eles estão álcool etílico, oxigênio e dióxido de carbono medicinais; gaze, água oxigenada, lençóis de papel, luvas, esterilizadores e agulhas; equipamentos de oxigenação e de intubação, aparelhos de respiração artificial, termômetros, instrumentos e aparelhos para diagnóstico.

Na semana passada, o governo já havia zerado a alíquota de importação de 50 produtos médicos e hospitalares e hoje ampliou a medida. A isenção do imposto vale até 30 de setembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais