Decreto estende prazo de restrições em Lajeado

comércio fechado

Decreto estende prazo de restrições em Lajeado

Reunião com entidades debaterá flexibilização em novo decreto

Por

Atualizado sexta-feira,
27 de Março de 2020 às 17:09

Decreto estende prazo de restrições em Lajeado
Lajeado
A Prefeitura de Lajeado publicou nesta sexta-feira o Decreto 11.501/2020, no qual estende o prazo das restrições impostas pelo decreto anterior, que eram válidas até as 6h do dia 30/03.
A ideia é manter as restrições rígidas por mais alguns dias, enquanto se mantém o monitoramento dos casos e se fazem as análises durante as reuniões diárias feitas pelo Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus – Lajeado (que reúne representantes da Prefeitura de Lajeado, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Hospital Bruno Born (HBB), UPA, Unimed, Univates, Defesa Civil e Ministério Público).
– O Grupo de Contingenciamento avalia diariamente a situação para vermos a necessidade de ajustes na estratégia. Mas é um momento muito difícil, em que precisamos tomar decisões complexas sem informações precisas. Ao mesmo tempo, temos que nos preocupar com o futuro do município, para evitar que mais à frente tenhamos perdas e problemas tão grandes ou maiores do que os gerados pelo coronavírus. Estamos conversando com diversas entidades para que possamos decidir em conjunto o melhor caminho a partir de diferentes perspectivas – disse o prefeito Marcelo Caumo.

Reunião com entidades

A Prefeitura já iniciou tratativas com entidades para debater alternativas para a retomada de atividades no município. Na tarde de quarta-feira, o prefeito, Marcelo Caumo, e secretários municipais tiveram um encontro com representantes do Fórum das Entidades de Lajeado, que reúne instituições de diversos setores produtivos e organizações sociais do município. O prefeito apresentou um panorama dos casos confirmados e suspeitos na cidade, do andamento das reuniões do Grupo de Contingenciamento e das medidas que a administração vem adotando para buscar reduzir os impactos do vírus na cidade.
Os representantes de entidades manifestaram sua preocupação com o futuro principalmente de pequenos e médios negócios, que poderão não sobreviver ao fechamento indeterminado de suas atividades.
A próxima reunião será na segunda-feira, quando as entidades apresentarão propostas de suas áreas indicando de que forma podem retomar suas atividades de maneira gradativa e quais cuidados deverão adotar se houver flexibilização das restrições. As propostas então serão levadas ao Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus – Lajeado para avaliação.

Acompanhe
nossas
redes sociais