Comunicação de perdas será via digital

agronegócio

Comunicação de perdas será via digital

Medida é válida para beneficiários do Proagro. Entidades comemoram anúncio

Por

Comunicação de perdas será via digital
Foto: Divulgação
Estado

Por conta das restrições impostas pelo combate à disseminação do novo coronavírus, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou os produtores beneficiários do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) fazer a comunicação de perdas de forma remota.

Ela deverá conter todas as informações necessárias para obter o benefício do seguro. Poderão ser utilizados correio eletrônico, aplicativo disponibilizado pelo agente do Proagro ou inclusive contato por meio telefônico.

A autorização do CMN contempla proposta enviada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), assinada pelo secretário Covatti Filho, e pelo presidente da Emater, Geraldo Sandri.

Conforme Covatti Filho, as propostas foram construídas com a finalidade compatibilizar as recomendações sanitárias oficiais com a necessidade de preservar os direitos dos agricultores atingidos pela estiagem que assola o Estado. “Foi uma grande vitória. A medida trará celeridade ao processo, beneficiando nossos agricultores”, comemorou Sandri.

Sensoriamento

A comprovação das perdas possa ser realizada utilizando ferramentas de sensoriamento remoto que sejam capazes de aferir com segurança as informações necessárias à efetiva mensuração dos prejuízos na lavoura.

Estas serão analisadas juntamente com as informações de produtividade divulgadas pelos órgãos estaduais de assistência técnica e extensão rural.

Essa sistemática substitui, temporariamente, enquanto prevalecer as restrições impostas pelos combate ao Covid-19, a pratica usual que prevê a comprovação realizada presencialmente pelos técnicos.

Acompanhe
nossas
redes sociais