Janela partidária encerra amanhã

Trocas de partido

Janela partidária encerra amanhã

Em Lajeado, três vereadores trocaram de siglas. Legendas intensificam tratativas na reta final antes de expirar o prazo para políticos mudarem de partido

Por

Janela partidária encerra amanhã
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em meio à pandemia do coronavírus, um clima de incerteza ronda as eleições municipais, marcadas para o mês de outubro. Entretanto, o calendário eleitoral segue com seus prazos normais. A chamada janela partidária, por exemplo, encerra amanhã, após quase um mês aberta.


A janela entrou em vigor em 2016. Ela permite que políticos que ocupam cargos eletivos troquem de sigla sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Visando o pleito de 2020, partidos em toda a região realizam suas movimentações.

Três vereadores de Lajeado aproveitaram o período para trocar de sigla. As mais recentes ocorreram nessa semana, com o MDB aumentando sua bancada no legislativo, filiando Neca Dalmoro e Paulo Tori. Eles deixaram PDT e PPL, respectivamente.

“Já estávamos em conversa há bastante tempo. Não fizemos nenhum ato de filiação, pois o foco das pessoas que se envolvem com a política tem que ser em auxiliar no combate a essa pandemia”, comenta o presidente do MDB, Ricardo Giovanella.

Além de Neca e Tori, Ildo Salvi foi outro a mudar de casa durante a janela partidária. Ele deixou o Rede e assinou ficha no PSDB, em ato ocorrido no começo de março.

Republicanos ganham força em Estrela

Ex-PRB, o Republicanos não tinha representatividade na câmara de Estrela. Durante a janela, ganhou três filiações de peso. Do PSDB, veio Marcelo Braun. Já do MDB, o partido recebeu Débora Martins e, mais recentemente, Nelson Tillwitz.

Também em Estrela, Darlã Bellini filiou-se ao PSD. Em Arroio do Meio, o PDT, que faz oposição ao governo municipal, recebeu a adesão de Kiko Noronha e Luís Both.

Mudanças  na oposição

Já em Teutônia, duas mudanças foram confirmadas envolvendo a oposição. Eloir Rückert trocou o PSDB – partido do prefeito Jonatan Brönstrup – pelo MDB.

Já Aline Röhrig Kohl, também oposicionista ao governo municipal, assinou ficha no Cidadania, ex-PPS. Ela militava no PP há 14 anos e optou por sair do partido por divergências com o comando da sigla.

“Infelizmente, a atual presidente decidiu quebrar esse ciclo. Fizemos um acordo interno, registrado e assinado em ata pela executiva, mas ela optou por não cumprir (…) por isso, preciso me retirar neste momento, sendo que não há clima nem confiança na atual liderança progressista”, disparou, em nota.

Acompanhe
nossas
redes sociais