Diretores da Folhito esclarecem projeto pioneiro no país

Entrevista

Diretores da Folhito esclarecem projeto pioneiro no país

Unidade de biogás, em Linha Delfina, em Estrela, transforma rejeitos orgânicos em energia renovável

Por

Diretores da Folhito esclarecem projeto pioneiro no país
Ito e Fernando Lanius participaram de entrevista no programa A Hora Bom Dia. Créditos: Laura Mallmann
Vale do Taquari

Em entrevista a Rádio A Hora 102.9, os diretores da Folhito Fertilizantes Orgânicos, Ito e Fernando Lanius, esclarecem a atuação da empresa nas unidades de Lajeado e Estrela. No ano em que a empresa completa 26 anos, lançam um projeto de biogás, baseado em tecnologias europeias, para potencializar o meio na região.

A empresa coleta resíduos orgânicos não-perigosos oriundos da cadeia da proteína de processamento vegetal e animal e transformamos em fertilizantes. “Nós recolocamos o produto no ciclo da agricultura. Em vez de escoar sem tratamento em um rio, como era feito antigamente, damos um destino inteligente para o material”, esclarece Fernando.

O projeto de biogás é pioneiro no país e estipula um sistema de produção que usa compostagem e biodigestores. A empresa está em fase de testes e adaptações do local, que terá capacidade de produzir cerca de 80 mil toneladas por ano de adubo a partir de resíduos industriais e agropastoris orgânicos, além de 18 mil metros cúbicos de biogás por dia.

Mau cheiro

Moradores de Arroio do Ouro, Santa Rita e Delfina, interior de Estrela, reclamavam do odor provocado pela empresa. Conforme Ito, os problemas com o mau cheiro ainda não foram resolvidos por sua totalidade.

“Estamos trabalhando todos os dias para melhorar neste sentido. Queremos reduzir o odor até ficar quase imperceptível”, explica Ito.

Acompanhe
nossas
redes sociais