Decreto diminui salários de prefeito, vice, secretários e CCs

ARROIO DO MEIO

Decreto diminui salários de prefeito, vice, secretários e CCs

Economia prevista é de R$ 230 mil aos cofres públicos, que serão remanejados para o combate ao coronavírus. Medida vale para este mês, mas pode ser prorrogada

Por

Decreto diminui salários de prefeito, vice, secretários e CCs
Arroio do Meio

Em meio à crise e pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o prefeito de Arroio do Meio, Klaus Schnack decidiu, por meio de decreto municipal, reduzir o próprio salário em 40% na folha de pagamento do mês de abril. A medida tem como propósito destinar o valor economizado para as medidas de prevenção e enfrentamento à doença na cidade.

O decreto municipal, assinado na tarde dessa sexta-feira, 3, abrange também os vencimentos da vice-prefeita, que serão reduzidos em 30%; dos secretários municipais, em 20%, e de cargos em comissão e gratificações, em 10%. Também suspende todos os contratos temporários no município.

A redução, como Klaus deixa claro, vem acompanhada de outras medidas de impacto econômico, como a instituição do turno único de trabalho nas repartições (das 7h às 13h), com exceção das equipes de saúde, que estão na linha de frente no combate à pandemia

“Dentro disso, também tivemos a paralisação dos contratos emergenciais, principalmente da educação. Para equilibrar isso, e dentro de uma justiça, decidimos fazer esses cortes, remanejando recursos para a saúde no enfrentamento ao coronavírus”, explica. A economia prevista aos cofres públicos é de R$ 230 mil.

Prorrogação

Questionado sobre a possibilidade da medida se estender para os próximos meses, Klaus explica que tudo dependerá de como será o avanço da doença, bem como da manutenção das restrições do decreto estadual. Cita novamente a questão da educação, já que as aulas estão suspensas até o dia 30.

“Dependendo da necessidade, esse decreto pode ou não ser prorrogado. É possível que isso ocorra, se não houver possibilidade das aulas retornarem e os contratos serem retomados. Aí nós vamos estar também com estes recursos à disposição para utilizar na área da saúde”, afirma.

O prefeito ainda destaca o comprometimento no combate à pandemia. “Temos a possibilidade de colaborar nesse momento difícil. A sociedade faz sua colaboração e nós estamos fazendo o mesmo”. Até o momento, o governo de Arroio do Meio é o primeiro a propor uma medida destas.

Acompanhe
nossas
redes sociais