Elegância e exclusividade traduzidas em uma obra imponente

Arquideias

Elegância e exclusividade traduzidas em uma obra imponente

Elegância e exclusividade traduzidas em uma obra imponente
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O desejo das proprietárias da loja C.L.A era um projeto de fachada marcante. “Nas primeiras visitas à obra da loja, minhas impressões diziam que precisávamos de um artifício para criar expectativa e aguçar a curiosidade das pessoas  que ali transitariam, até  porque o restante do prédio, por ter uma forma nada regular, também chama a atenção”, destaca o arquiteto Nestor Junge, da Sopro Arquitetura.

Para a nova cara da C.L.A., o primordial não era o mostruário dos produtos, mas sim a loja como um todo, visto que se localiza em uma via de trânsito rápido, além de não estar no alinhamento do passeio público. Estes condicionantes levaram o arquiteto a pensar de que maneira seria possível trabalhar a loja de forma transmitir a imagem de um estabelecimento marcante e elegante.

O primeiro passo foi projetar as vagas de estacionamento, acessos e  jardins. Surgiu então a ideia de fazer uma grande máscara para a fachada. “Desde o início, enquanto eu a desenhava, buscava algo imponente, elegante, e que ao mesmo tempo imprimisse certo movimento”.

Para projetar o painel, os desafios começaram com o seu tamanho. Depois de definida a medida de 7 m x 8 m, foi preciso desenhá-lo levando em consideração a plasticidade dos materiais, sua resistência, provável custo, quem executaria, proporção entre espaços cheios e vazados e, principalmente, como seria percebido  à distância.

Após alguns testes, concluiu-se que o melhor material seria chapa de aço com recortes a lazer. Apesar de composto por vários painéis menores, o que se buscava era a imagem de um painel único, precisando assim um estudo da melhor forma de estruturação para que o resultado fosse harmonioso e que não se percebessem os encaixes.

O posicionamento do painel na frente da loja também passou por estudo detalhado para que permitisse a melhor visualização possível em ambos os sentidos da via. Optou-se também por afastá-lo do prédio para dar maior destaque e com isso criar entre ela e loja um terraço para exposição de produtos. O painel, somado às árvores colocadas na marquise, formam um conjunto que garante força, movimento, vida  e elegância à loja.

Acompanhe
nossas
redes sociais