Meu cabelo está caindo. E agora?

Bastidores

Meu cabelo está caindo. E agora?

Descubra as possíveis causas e como lidar com a queda excessiva de cabelo

Por

Meu cabelo está caindo. E agora?
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Alguns fios de cabelo encontrados no travesseiro despertaram a atenção da servidora pública Adriana Ribeiro, 46. Ao perceber a queda excessiva e algumas falhas junto ao couro cabeludo, logo buscou ajuda profissional. “Não sou adepta das receitinhas caseiras, pois entendo que a saúde capilar é um assunto sério e deve ser tratada por um profissional”.

Aconselhada por uma amiga que realizava o mesmo procedimento, Adriana buscou pela terapia capilar e a melhora na saúde dos fios foi imediata. O tratamento durou cerca de três meses. “Hoje utilizo produtos corretos para meu tipo de cabelo e sigo com o acompanhamento. Meu cabelo está mais bonito e com muitos fios novos”.

Conforme Carol Ribeiro, terapeuta capilar, cabeleireira e tricologista da clínica Santuário do Corpo, encontrar fios perdidos na escova e no ralo do banheiro é normal, pois perdemos de forma natural uma média de 80 a 130 fios por dia, indiferente do tipo de cabelo.

O cabelo tem um ciclo que se divide em cinco fases, explica Carol. A fase anágena é a fase do crescimento e dura de três a sete anos. A fase catágena, que é a fase de regressão, dura em média três semanas. A fase telógena, considerada a fase de repouso, dura cerca de três meses. A fase exógena é a queda do fio, e  a fase kenógena representa o folículo vazio após a queda.

Porém, se você encontrar fios caídos no travesseiro ou na sua roupa, perceber que não está ocorrendo a substituição dos fios, ou notar uma “transparência” no cabelo, pode ser um quadro de perda excessiva sem tração mecânica, ou seja, sem uma força externa, e isso pode significar uma disfunção metabólica que necessita de ajuda profissional.

Fatores para ficar de olho

O seu cabelo é uma espécie de termômetro da sua saúde metabólica, explica Carol. “É preciso ficar atento, pois ele reflete todas as alterações nutricionais e hormonais do corpo”.

Inúmeros fatores podem levar à queda capilar, como problemas psicossomáticos, hormonais, alimentares, fatores externos, uso inadequado de cosméticos capilares, química, oleosidade excessiva, caspa, psoríase, micro inflamações, entre outros. A queda excessiva pode acometer mulheres e homens, sem distinção.

O estresse é considerado o fator mais determinante para o aumento na queda dos fios. O corpo e a mente possuem um vínculo e a correlação das manifestações neurológicas e dermatológicas ocorre pois a formação embrionária do cabelo é a mesma do Tubo Neural, ensina a terapeuta capilar.

O clima também pode contribuir com fatores que levam à queda de cabelo de forma anormal. As temperaturas mais baixas induzem uma alimentação mais gordurosa, com menos frutas e verduras, causando um desequilíbrio nutricional, explica Carol. Nas estações frias também costumamos lavar o cabelo com água mais quente, o que aumenta a produção de sebo e causa o tamponamento no óstio piloso (por onde sai o fio), deixando a fibra miniaturizada, enfraquecida, e propiciando a queda. O recomendável é sempre usar água morna, alerta.

Regimes radicais ou a carência de nutrientes também alteram a saúde do sistema capilar. Alguns exemplos de alimentos importantes para controlar e prevenir a queda, além de auxiliar no crescimento saudável dos fios, são ovos, oleaginosas como nozes, feijão e amêndoas, aveia, laranja, cenoura, azeite de oliva, espinafre e soja, que é uma ótima fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo, e também oferece biotina, importante para o desenvolvimento do folículo piloso, indica.

Ao notar a queda excessiva, é importante não usar produtos por conta própria, pois podem ocasionar um aumento da disfunção, alerta a profissional. “Quando percebemos uma queda excessiva de cabelo, a primeira reação é ir até a farmácia e adquirir um tônico. Essa atitude é totalmente errada. É necessário agendar uma avaliação com um profissional, que irá indicar o tratamento e produtos corretos para devolver a saúde ao sistema capilar”

 

O que é terapia capilar?

A terapia capilar atua nos cuidados cosméticos e patologias relacionadas aos cabelos e ao couro cabeludo, por meio de métodos que dispensam medicamentos para prevenção ou tratamento. O terapeuta se cerca de outros profissionais, como psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, dermatologistas, ginecologistas, entre outros, e poderá indicar algum destes para juntos promoverem a manutenção e restauração da saúde como um todo.

As sessões de terapia capilar são  individualizadas, não invasivas, e buscam proporcionar saúde e beleza ao cabelo, bem como corrigir falhas na barba e sobrancelhas.

Conforme Adriana, em sua primeira consulta foi feita uma análise minuciosa dos fios por meio de um aparelho específico. Ela também precisou responder um questionário completo sobre o cabelo e os motivos que a levaram a procurar ajuda. “Com uma pesquisa minuciosa sobre a minha rotina diária, estilo de vida e cuidados de higiene com o cabelo, recebi o diagnóstico de que meu caso relacionava-se com aspectos alimentares e efeitos colaterais de uma cirurgia”.

O tratamento em casa consistiu na lavagem dos fios com xampu, aplicação de máscara capilar e de tônico recomendados pela terapeuta, que acompanhava os resultados e realizava procedimentos necessários para o fortalecimento e crescimento das madeixas, e nascimento de novos fios, como a aplicação de vapor de ozônio, óleos, produtos cosmecêuticos e massagens terapêuticas.

Dicas da profissional

– Cuide da saúde do seu corpo e da sua mente

– Evite o excesso de procedimentos químicos nos seus cabelos

– Lave o cabelo com frequência e esteja atento para a temperatura da água, que deve ser morna.

– Use produtos de qualidade, indicados para o seu tipo de cabelo, seguindo a orientação de um terapeuta capilar.

– Realize sessões de terapia capilar como prevenção

Acompanhe
nossas
redes sociais