5 cidades do Vale receberam patrulhas Maria da Penha neste ano

violência doméstica

5 cidades do Vale receberam patrulhas Maria da Penha neste ano

Até 2019, apenas Lajeado possuia o serviço na região

Por

5 cidades do Vale receberam patrulhas Maria da Penha neste ano
Vale do Taquari

Cinco cidades do Vale do Taquari foram contempladas em um aumento dos serviços das Patrulhas Maria da Penha, consolidados pela Brigada Militar desde o início do ano. Estrela, Colinas, Imigrante, Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova fazem parte dos 38 municípios gaúchos que passaram a contar com o serviço em 2020.

As Patrulhas Maria da Penha foram criadas para acompanhar vítimas de violência doméstica. O objetivo é a redução dos feminicídios e casos de violência contra a mulher. No Estado, a estratégia ocorre desde 2012. Desde lá foram 88.340 vítimas cadastradas no programa de acompanhamento que realizou 122.587 visitas. Além disso, foram realizadas 1.054 prisões por descumprimento de medida protetiva de urgência.

No primeiro trimestre foram cadastradas 5.039 mulheres vítimas de violência doméstica. As patrulhas realizaram, neste período, 7.460 visitas. Nesse trimestre a estratégia da Polícia Militar prendeu 42 descumprimentos de medidas protetivas. Esses dados fazem parte do aumento da rede de proteção a violência contra a mulher. As Patrulhas Maria da Penha aumentaram em 82%.

Acompanhe
nossas
redes sociais