Não seremos mais os mesmos

Editorial

Não seremos mais os mesmos

Por onde passaram, as duas ondas da pandemia causaram sérios problemas

Não seremos mais os mesmos
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Por onde passaram, as duas ondas da pandemia causaram sérios problemas. A primeira onda consiste na ameaça à saúde da população, números assustadores de óbitos e colapso do sistema de saúde. A segunda onda volta-se à economia, com consequências que podem levar a nação a uma profunda depressão.

A partir da experiência dos outros países, o Brasil teria condições se se preparar melhor para enfrentar as turbulências. Entre avanços e recuos, é preciso estabelecer logo uma estratégia assertiva, que dê conta tanto das preocupações do meio empresarial e da classe trabalhadora, bem como da emergência em saúde.

Para as duas etapas da pandemia, as nações precisam estar preparadas. Achatar o máximo possível a curva de casos confirmados é crucial para evitar a derrocada da rede de saúde. Ao mesmo tempo, tanto Estado como a União precisam intensificar medidas para reduzir os efeitos no campo econômico para que o remédio não seja pior do que a doença.

O cenário que se desenha é extremamente preocupante. Após a pandemia, o Brasil corre o risco real de se encontrar em uma situação caótica no âmbito socioeconômico. Mazelas sociais crônicas do país, como o desemprego, fome e criminalidade, tendem a se intensificar.

É necessário, portanto, muita seriedade e responsabilidade por parte das autoridades. E ao mesmo tempo, a sociedade precisa fazer a sua parte, tanto no que diz respeito aos cuidados sanitários, como no que tange à organização financeira do orçamento familiar.

Atravessar essa conjuntura não será fácil e demandará o máximo de todos, enquanto trabalhadores, empresários, gestores. A humanidade não será a mesma após a pandemia. Em âmbito regional, o Vale do Taquari tem tudo para sair melhor dessa crise. Que o senso solidário e o DNA cooperativista aflorem na comunidade local nesse difícil momento.

Acompanhe
nossas
redes sociais