Versão Impressa

Jornal A Hora

QUEM SOMOS

GRUPO A HORA

sede_jornal_a_hora
Atual sede no centro da cidade de Lajeado.

O GRUPO A HORA é um conjunto de unidades de mídia e serviços multiplataforma. Controla os jornais A HORA – diário mais lido no Vale do Taquari, conforme pesquisa do Instituto Methodus/2018  e o AH REGIONAL, semanário que circula na região alta, com sede em Boqueirão do Leão.

O grupo também conta com o PORTAL A HORA; a empresa de distribuição, EFICIÊNCIA LOGÍSTICA; a editora A HORA PUBLICAÇÕES, que edita as revistas VALORES, o anuário TUDO, livros e outros; o ESTÚDIO A HORA, curador e produtor de conteúdo multiplataforma. Ainda, o NÚCLEO PESQUISA e o AH-EVENTOS, um departamento de projetos e eventos.

A empresa nasceu em 2002, como jornal semanário. Rapidamente evoluiu em qualidade e expandiu sua área de atuação. Aos 10 anos, tornou-se diário e hoje reúne um amplo portfólio de soluções em serviços e produtos à disposição das marcas e pessoas, em diferentes formatos e canais.


 

ICONS-03Jornal A HORA
Principal produto do grupo, o jornal diário se destaca pelo conteúdo de qualidade, independência editorial e envolvimento com a comunidade. Dezenas de publicações, fóruns e debates com a sociedade, traduzidos em conteúdos relevantes e indispensáveis aos leitores que desejam informação de qualidade, análise crítica, opinião e discernimento. A tiragem é de 7 mil exemplares, a maioria para assinantes.


ICONS-05Portal A HORA
A plataforma digital é a ferramenta mais dinâmica e acessível para os leitores de qualquer parte do mundo. Por meio da assinatura digital, o leitor pode acompanhar todas as publicações e conteúdos produzidos ao longo do dia, mês ou ano. Além de acessível no preço da assinatura aos leitores, o Portal também é uma excelente oportunidade de negócios para as marcas que desejam impactar os internautas.


ICONS-04Jornal AH REGIONAL
Segundo jornal do grupo, o semanário circula na região alta – sede em Boqueirão do Leão, onde é líder absoluto nas cidades onde circula, atualmente, com quase dois mil assinantes. O foco está no jornalismo comunitário e prestação de serviços às entidades, empresas e cidades onde atua.


ICONS-07Estúdio A HORA
Núcleo de produção de conteúdo para marcas em canais multiplataforma. A produção e desenvolvimento de conteúdo customizado e especializado em diferentes formatos e linguagens atende empresas, agências e escritórios de branding.


ICONS-10A HORA Publicações
A editora publica livros, revistas, guias e similares para o grupo e terceiros. Entre os quais destacam-se a revista VALORES e o anuário TUDO, ambas produtos importantes do grupo.


Núcleo PesquisaICONS-09
Por meio de parcerias com o Instituto Methodus e Nexus, o setor de pesquisas produz estudos e dados para uso pelos veículos do grupo, bem como entrega a terceiros.


ICONS-08Eficiência Logística
Unidade de negócios com mais de 30 colaboradores diretos e indiretos, que chegam todos os dias (exceto aos domingos) em centenas de bairros e localidades do Vale do Taquari. Além de enregar os jornais e revistas do grupo, também faz entregas rápidas e fracionadas no seu espectro de abrangência para terceiros, como revistas, jornais, guias etc.


ICONS-06A Hora Eventos 
Departamento que mais cresce no grupo, atua em diferentes setores, como negócios, empreendedorismo, inovação, educação, cultura e arte, esporte e comunidades. É responsável pela organização e formatação dos próprios eventos e projetos do grupo, bem como realiza ações em parceria e para terceiros.


ICONS-11Assinante Solidário/Pense
O Assinante Solidário é um fundo de financiamento criado pelo Grupo A Hora para financiar projetos sociais e educacionais. É mantido com receita dos assinantes e anunciantes. O fundo destina em média R$ 150 mil anuais para projetos e ações da comunidade. Atualmente, a maior parte dos recursos vai para o PENSE – Programa de Ensino e Educação, que premia e reconhece professores, alunos e escolas do Vale do Taquari, com viagens, cursos e dinheiro.


ICONS-12HUB A HORA
A transformação tecnológica impõe novas rupturas de pensamento e permeia a inovação nos diversos setores da empresa. O hub de inovação é um núcleo criativo que oportuniza funcionários do Grupo A Hora, catalisa e conecta soluções e negócios de empreendedores locais interessados em desenvolver ou lançar produtos em conjunto. Também conecta com os movimentos de inovação já existentes na região e fora dela.


HISTÓRICO – Propósito de transformação e envolvimento

O GRUPO A HORA foi fundado em 1º de julho de 2002, inicialmente, como jornal semanário, na pequena cidade de Santa Clara do Sul, atualmente, com quase 8 mil habitantes.
O espírito de evolução sempre estimulou o novo jornal que, em 2006 abriu sucursal em Lajeado. Dois anos depois, orientado ao projeto de regionalização, transferiu a sede para a maior cidade do Vale do Taquari.
Impulsionado pela inovação e empreendedorismo, rapidamente, o jornal A HORA se tornou bissemanário, em seguida, trissemanário e, em 2012, diário.
Jornalismo profissional, opinião crítica, engajamento nas causas regionais e hiper-localismo são características desde o princípio da empresa. O projeto Pensar o Vale (criado em 2009) é o indutor de discussões relevantes para a sociedade regional até os dias atuais. Por meio de debates, fóruns e seminários aborda temas vitais ao desenvolvimento regional.
À medida que o A HORA se consolida pela qualidade do conteúdo, cadernos arrojados e projetos inovadores, sua influência permeia os setores mais importantes da sociedade. O mix de produtos e serviços se amplia e empurra a empresa para sua expansão.
Em 2015, o jornal decide fazer sua primeira aquisição: o jornal O Boqueirão, semanário da região alta. Quase um ano depois também compra o jornal Eco Serrano, quando fundi os dois semanários e cria o AH REGIONAL, atualmente líder absoluto na região alta com quase dois mil assinantes, que circula em público diferente do diário, exatamente, pelo sua característica local.
Foi no mesmo ano que a empresa Eficiência Logística ampliou sua atuação, chegando a dezenas de cidades do Vale do Taquari, em quase todos os dias da semana.
Em 2016 e 2017, novas unidades de negócios são incorporadas no portfólio da marca. Nasceu o Estúdio A Hora, um núcleo de produção de conteúdo para marcas. No mesmo ano foram ampliados e criados vários cadernos e projetos – Mapa da Cidade, Negócios em Pauta, Hiper-locais, etc -, os quais trouxeram novas demandas e oportunidades.
O ano de 2018 foi marcado por grandes transformações. Mais uma vez impulsionado pela sua capacidade de inovar e resiliência para encarar desafios, a empresa cria novas frentes de negócios, entre elas, um núcleo de pesquisas, um departamento de projetos e eventos, a revista VALORES e, com ela, a editora A HORA Publicações.
Para culminar os avanços daquele ano, a empresa decide reposicionar a marca como GRUPO A HORA. O anúncio ocorreu durante a Expovale 2018, antecedido do grande evento empresarial TOP 100 que reuniu mais de 600 empresários, um mês antes, para reconhecer as 100 marcas mais lembradas no Vale do Taquari.
A capacidade de inovar, a resiliência de encarar desafios e o esforço contínuo pela qualificação estão no DNA da empresa. Os próximos anos seguem pautados pela independência editorial, engajamento social, inovação e empreendedorismo do GRUPO A HORA que se empenha no seu propósito de contribuir para acelerar o desenvolvimento e a transformação regional.


08_AHORA-03MISSÃO
Ser agente de transformação por meio da produção e entrega de conteúdo de qualidade e de análise crítica. Contribuir para a conscientização da cidadania e no desenvolvimento regional sustentável.

 

08_AHORA-04VISÃO
Consolidar-se como grupo de mídia mais influente do Vale do Taquari.

 

 

08_AHORA-05VALORES

– Independência Editorial;
– Defesa da Pluralidade, da Liberdade de Expressão e da Livre Iniciativa;
– Respeito à Diversidade;
– Compromisso com a Ética e a Verdade;
– Estímulo à Inovação;
– Apoio à Educação.