Versão Impressa

Jornal A Hora

QUEM SOMOS

GRUPO A HORA

sede_jornal_a_hora
Atual sede no centro da cidade de Lajeado.

O GRUPO A HORA é um conjunto de unidades de mídia e serviços multiplataforma. Controla os jornais A HORA– diário mais lido no Vale do Taquari, conforme pesquisa do Instituto Methodus/2018, e o AH REGIONAL – semanário que circula na região alta, com sede em Boqueirão do Leão.

O grupo conta também com o Portal A Hora; a empresa de distribuição, Eficiência Logística; a editora Publicações A Hora; o Estúdio A Hora, curador e produtor de conteúdo multiplataforma. Um núcleo de pesquisas e um departamento de projetos e eventos completam as principais unidades de negócios do grupo.

A empresa nasceu em 2002, como jornal semanário. Rapidamente evoluiu em qualidade e expandiu sua área de atuação. Aos 10 anos, tornou-se diário e hoje reúne um amplo portfólio de soluções em serviços e produtos à disposição das marcas e pessoas, em diferentes formatos e canais.


 

ICONS-03Jornal A HORA
Principal produto do grupo, o jornal diário se destaca pelo conteúdo de qualidade, independência editorial e envolvimento com a comunidade. Dezenas de publicações, fórums e debates com a sociedade, traduzidos em conteúdos relevantes e indispensáveis aos leitores que desejam informação de qualidade, análise crítica, opinião e discernimento. A tiragem é de 7 mil exemplares, a maioria de assinantes.


ICONS-05Portal A Hora
A plataforma digital é a ferramenta mais dinâmica e acessível para os leitores de qualquer parte do mundo. Por meio da assinatura digital, o leitor pode acompanhar todas as publicações e conteúdos produzidos a longo do dia, mês ou ano. Além de acessível no preço da assinatura aos leitores, o Portal também é uma excelente oportunidade de negócios para as marcas que desejam impactar os internautas.


ICONS-04Jornal AH Regional
Segundo jornal do grupo, o semanário circula na região alta – sede em Boqueirão do Leão, onde é líder absoluto nas cidades onde circula, atualmente com quase dois mil assinantes. O foco está no jornalismo comunitário e prestação de serviços às comunidades onde atua.


ICONS-07Estúdio A Hora
Núcleo de produção de conteúdo para marcas em canais multiplataforma. A produção e desenvolvimento de conteúdo customizado e especializado em diferentes formatos e linguagens atende empresas, agências e escritórios de branding.


ICONS-10Publicações A Hora
A editora publica livros, revistas, guias e similares para o grupo e terceiros.


Núcleo PesquisaICONS-09
Por meio de parcerias com o Instituto Methodus e Nexus, o setor de pesquisas produz estudos e dados para uso pelos veículos do Grupo A Hora, bem como entrega a terceiros.


ICONS-08Eficiência Logística
Unidade de negócios com mais de 30 colaboradores diretos e indiretos, que chegam todos os dias (exceto domingos) em centenas de bairros e localidades do Vale do Taquari. Além de enregar os jornais e revistas do Grupo A Hora, também faz entregas rápidas e fracionadas no seu espectro de abrangência para terceiros, como revistas, jornais, guias etc.


ICONS-06A Hora Eventos e Projetos
Departamento que mais cresce no grupo, atua nos diferentes setores como negócios, empreendedorismo, inovação, educação, cultura e arte, esporte e comunidades. É responsável pela organização e formatação dos próprios eventos e projetos do Grupo A Hora, bem como realiza ações em parceria e para terceiros.


ICONS-11Assinante Solidário/Pense
O Assinante Solidário é um fundo de financiamento criado pelo Grupo A Hora para financiar projetos sociais e educacionais. É mantido com parcela da receita advinda dos assinantes e anunciantes. O fundo destina em média R$ 100 mil anuais para projetos e ações da comunidade. Atualmente, a maior parte dos recursos vai para o PENSE – Programa de Ensino e Educação, que premia e reconhece professores, alunos e escolas do Vale do Taquari.


ICONS-12HUB de inovação
A transformação tecnológica impõe novas rupturas de pensamento e permeia a inovação nos diversos setores da empresa. O hub de inovação é um núcleo criativo que oportuniza funcionários do Grupo A Hora e empreendedores da comunidade interessados em desenvolver ou lançar produtos em conjunto. Também conecta com os movimentos de inovação já existentes na região e fora dela.


HISTÓRICO

Propósito de transformação e envolvimento

O GRUPO A HORA foi fundado em 1º de julho de 2002, inicialmente, como jornal semanário, na pequena cidade de Santa Clara do Sul, atualmente, com quase 8 mil habitantes.
O espírito de evolução sempre estimulou o pequeno semanário que, em 2006 abriu sucursal em Lajeado. Dois anos depois, orientado ao projeto de regionalização, transferiu sua sede para a maior cidade do Vale do Taquari.
Sempre impulsionado pela inovação e empreendedorismo, rapidamente, o jornal A Hora se tornou bissemanário, em seguida trissemanário e, em 2012, se tornou diário.
Jornalismo profissional, opinião crítica, engajamento nas causas regionais e hiperlocalismo são características desde o princípio da empresa. O projeto Pensar o Vale, criado em 2009, é o indutor de discussões relevantes para a sociedade regional até os dias atuais. Por meio de debates, fóruns e seminários aborda temas vitais para o desenvolvimento regional.
À medida que o jornal se consolida pela qualidade do conteúdo, cadernos arrojados e projetos inovadores, sua influência permeia os setores mais importantes da sociedade. O mix de produtos e serviços se amplia e empurra a empresa para sua expansão.
Em 2015, o jornal decide fazer sua primeira aquisição: o jornal O Boqueirão, semanário da região alta. Quase um ano depois também compra o jornal Eco Serrano, quando reúne os dois semanários e cria o AH Regional, atualmente líder absoluto na região alta com dois mil assinantes e que circula em público diferente do diário, exatamente pelo sua característica mais local.
Foi no mesmo ano que a empresa Eficiência Logística ampliou sua atuação, chegando a dezenas de cidades do Vale do Taquari, em quase todos os dias da semana.
Em 2016 e 2017, novas unidades de negócios são incorporadas no portfólio da marca. Nasceu o Estúdio A Hora, um núcleo de produção de conteúdo para marcas. No mesmo ano foram ampliados e criados vários cadernos e projetos – Mapa da Cidade, Negócios em Pauta, Hiperlocais, etc -, os quais trouxeram novas demandas e oportunidades.
O ano de 2018 foi marcado por grandes transformações. Mais uma vez impulsionado pela sua capacidade de inovar e resiliência para encarar desafios, a empresa cria novas frentes de negócios, entre elas, um núcleo de pesquisas, um departamento de projetos e eventos, a revista Valores e a editora A Hora Publicações.
Para culminar os avanços daquele ano, a empresa decide reposicionar a marca como GRUPO A HORA. O anúncio ocorreu durante a Expovale 2018, antecedido do evento empresarial TOP 100 que reuniu mais de 600 empresários, um mês antes, para reconhecer as 100 marcas mais lembradas no Vale do Taquari.
A capacidade de inovar, a resiliência de encarar desafios e o esforço contínuo pela qualificação estão no DNA da empresa. Os próximos anos seguem pautados pela independência editorial, engajamento social, inovação e empreendedorismo do GRUPO A HORA que se empenha no propósito de contribuir na aceleração do desenvolvimento e transformação regional.


08_AHORA-03MISSÃO
Ser agente de transformação por meio da produção e entrega de conteúdo de qualidade de de análise crítica. Contribuir para a conscientização da cidadania e no desenvolvimento regional sustentável.

 

08_AHORA-04VISÃO
Consolidar-se como grupo de mídia mais influente no Vale do Taquari.

 

 

08_AHORA-05VALORES

– Independência Editorial;
– Defesa da Pluralidade, da Liberdade de Expressão e da Livre Iniciativa;
– Respeito à Diversidade;
– Compromisso com a Ética e a Verdade;
– Estímulo à Inovação;
– Apoio à Educação.